Rebeca Andrade é ouro no salto do Mundial de Ginástica

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/10/2023

Depois de conquistar a prata no individual na sexta-feira (06), no Mundial de Ginástica em Antuérpia, Bélgica, a ginasta brasileira Rebeca Andrade levou o ouro na final do salto, superando um dos grandes nomes do esporte no mundo, a norte-americana Simone Biles.

Rebeca conseguiu executar os dois saltos quase cravados, teve média 14,750 pontos e foi coroada bicampeã mundial. Maior medalhista de mundiais da história, Biles repetiu o elemento de maior pontuação na ginástica homologado no Mundial da Antuérpia, o BIles II, mas não conseguiu completar o movimento, caiu e terminou com a prata, com somatório de 14,549 pontos. O bronze ficou com a sul-coreana Yeo Seojeong, com 14,416 pontos.

A atual campeã olímpica do salto e campeã mundial em 2021, Rebeca não tinha conseguido a vaga na final no Mundial do ano passado, em Liverpool. Em 2023, diferente do ano passado, Rebeca foi bem em todas as passagens que fez no salto durante o Mundial e repetiu na final desse sábado.

Só nesta edição do mundial, na Antuérpia, já são 3 medalhas para Rebeca, sendo 1 de ouro e 2 de prata, na equipes e individual geral, o que coloca a brasileira no patamar de maior medalhista do país em uma edição, quebrando seu próprio recorde de 2022, com duas medalhas (ouro no individual e prata nas barras assimétricas).

Ela terá a chance de aumentar esse número com as finais da trave e do solo, neste domingo, a partir das 9h (de Brasília). Ela também tem outro recorde: a maior medalhista brasileira em mundiais, com 7 medalhas até o momento.

Com informações do portal GE.Globo.

(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo