AGU pede que Secretário de Segurança de SP apague posts que ligam Lula à maconha

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/09/2023

A Advocacia Geral da União (AGU) notificou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para que sejam retiradas de suas redes sociais imagens de uma apreensão de pacotes de maconha com a imagem do presidente Lula.

No documento, obtido pela CNN, a AGU diz que “em suas redes sociais, por meio das postagens supramencionadas, o Secretário de Segurança do estado de São Paulo  vale-se de sua posição para dar publicidade à operação e à associação feita pelos traficantes (isto é, de que haveria endosso do mandatário do cargo de Presidente da República ao consumo e tráfico do entorpecente apreendido), ampliando substancialmente os prejuízos decorrentes do ilícito à imagem originalmente praticado por terceiros, e, assim, concorrendo para o seu agravamento”.

O texto afirma, ainda, que “parece ter sido claro o intuito dos traficantes que transportavam a droga apreendida de associar o presidente da República, legítimo mandatário da Presidência da República, órgão da União, a uma espécie de endosso ao consumo do entorpecente traficado – a utilização de imagens do mandatário em poses casuais e sorrindo permitem razoavelmente tal inferência. Por evidente, tal utilização é ilícita, e ofende a honra objetiva do cargo ocupado”.

A decisão diz também que “o art. 37 da Constituição da República prescreve a moralidade como um dos princípios basilares da Administração Pública” e que “isto implica num agir ético por parte do Administrador, o que inclui a necessidade de que a publicidade dos atos administrativos seja feita sem que disto resulte prejuízo à imagem ou ofensa à dignidade de terceiros”.

Fala também que “ a posição de Secretário de Segurança Pública, a postura de exploração da publicidade de operações policiais com a exposição ostensiva de imagens que deslegitimam o representante do Poder Executivo Federal, ligando a sua imagem ao tráfico de drogas, vai de encontro ao princípio encartado”.

Procurado, Derrite ainda não se manifestou.

As informações são da CNN Brasil.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo