Câmara de Votorantim aceita denúncia contra seus onze vereadores

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/07/2023

Foto: Câmara de Votorantim

A crise política em Votorantim ganhou um novo capítulo.

Após a abertura da Comissão Processante contra a prefeita Fabíola Alves (PSDB) e o vice-prefeito Rodrigo Kriguer (PSD) pela Câmara Municipal, devido a um suposto aumento salarial irregular, agora é a vez de todos os 11 vereadores serem investigados. Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4), o Legislativo acatou a denúncia protocolada contra os parlamentares em 26 de junho, recebendo 10 votos favoráveis. Luciano Silva (Podemos) foi o único vereador ausente, por motivos de saúde.

A denúncia foi apresentada pelo autônomo Fábio Augusto Zanetti, que acusa os vereadores Pastor Lilo (União Brasil), Ita (Cidadania); Cirineu Barbosa (PMN), Gaguinho e Mauro dos Materiais (PTB), Zelão (PT), Cesar Silva (Cidadania), Luciano Silva (Podemos), Robson Vasco e Thiago Schiming (PSDB) e Rogério Lima (PP).

Segundo o denunciante, os parlamentares teriam cometido infrações político-administrativas, sob a mesma acusação feita contra a prefeita e o vice: o aumento do subsídio para agentes políticos (cargos ocupados por meio de eleição), cujo valor está vinculado ao aumento dos salários dos servidores municipais para fins de Revisão Geral Anual. Zanetti ressalta que as normas utilizadas para o aumento dos vencimentos não são adequadas, uma vez que, por se tratar de uma matéria de competência exclusiva do Legislativo, a forma correta seria por meio de resolução e não de lei.

A denúncia apresentada requer que a Câmara instaure também uma Comissão Processante para investigar as condutas dos vereadores, o afastamento cautelar dos investigados por um período de 90 dias e, ao final do processo, a cassação de todos os parlamentares. Apesar de ter sido aceito, o documento será encaminhado ao Departamento Jurídico do Legislativo para uma análise mais aprofundada. As decisões legais referentes ao andamento do processo, e as medidas apropriadas, ainda estão em avaliação.

Assim como na denúncia contra Fabíola e Kriguer, o pedido de afastamento de todos os vereadores não possui fundamentação jurídica, conforme esclarecido pela Câmara.

Inquérito no MP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito civil na segunda-feira (3) para investigar as supostas irregularidades cometidas por Fabíola ao aumentar seu próprio salário, por meio da Revisão Geral Anual. A denúncia foi feita por Kriguer e o despacho foi assinado pela promotora Alessandra Aparecida Gomes Koga.

A Prefeitura tem um prazo de dez dias para enviar ao órgão ministerial a legislação que autorizou o reajuste dos subsídios da prefeita, do vice-prefeito e dos secretários municipais para o mandato de 2021 a 2024, especialmente aqueles realizados em 2022. Além disso, o MP-SP também solicita uma cópia da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que invalida as leis em questão.

Ética e decoro

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, constituída para investigar as condutas do vereador Rogério Lima (PP), realizou uma reunião nesta terça (4) para deliberar sobre o assunto. O vereador é alvo dessa comissão, solicitada por Cesar Silva (Cidadania), devido a acontecimentos ocorridos em 19 de outubro de 2022, após a solenidade em comemoração ao Dia do Professor.

Lima, de forma descontrolada, teria se envolvido em discussões com uma das convidadas, um assessor parlamentar e o vereador autor do pedido. O investigado, inclusive, teria se exaltado e tentado expulsar a mulher da Câmara.

Na reunião de ontem, estiveram presentes o investigado e seus advogados. A comissão é presidida por Ita, tendo Pastor Lilo como relator. Além dos dois, os vereadores Cirineu Barbosa (PMN), Gaguinho (PTB) e Robson Vasco (PSDB), membros da Comissão, participaram dos trabalhos.

Os próximos procedimentos estão agendados para segunda-feira (10), a partir das 10h, com as oitivas dos vereadores Rogério de Lima e Cesar Silva e do servidor da Câmara André Reis.

Com informações Jornal Cruzeiro do Sul

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo