Especialista diz que pequenos abalos sísmicos são comuns e não há motivo para preocupação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/06/2023

Um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira na manhã desta sexta-feira (16).

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0º na escala Ritcher e seu epicentro foi no município de Iguape.

O tremor de terra, também foi sentido por moradores de vários bairros de Sorocaba e Votorantim por volta de 8h22 desta sexta (16).

Para esclarecer esse fenômeno, Caio Cesar conversou com Alexandre Perinotto, geólogo e professor da UNESP de Rio Claro. Segundo ele, não há motivos para preocupação, apesar do susto. Ele falou, inclusive, que abalos de baixa intensidade, como o desta sexta-feira (16), são comuns, porém, poucos sentidos.

Ouça a entrevista no player.

Imagens do tremor

Vídeos que viralizaram, nas redes sociais, mostram o exato momento em que tremores são sentidos em cidades da região do Vale do Ribeira. (Abaixo, vídeos de Miracatu, cidade há 60km de Iguape, epicentro do abalo).

Câmeras de segurança registraram o tremor em Miracatu-SP
Câmeras de segurança registraram o tremor em Miracatu-SP

Tremor sentido na região

O tremor de terra foi sentido por moradores de vários bairros de Sorocaba e Votorantim. Os relatos de forte tremor foram de moradores do Éden, Jardim Santa Marina 2 (na região do Paineiras), Jardim Emília, Jardim Simus, Vila Zacarias, Parque Campolim, entre outros. Em Votorantim, há relato de tremor na região de Vossoroca.

Também em cidades da região, como em Salto de Pirapora (Vídeo abaixo).

Câmeras de segurança registraram o momento em que o tremor, que aconteceu no litoral sul e Vale do Ribeira, foi sentido em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba.

No vídeo, é possível ver que um cachorro, estava na casinha dele, na varanda da casa, quando sente o tremor e corre até o portão. No instante seguinte, a imagem começa a tremer.

O tremor nessa região de Salto de Pirapora, durou cerca de 20 segundos.

Salto de Pirapora, na manhã desta sexta-feira (16).
Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo