Editorial: Um senhor de respeito! 16/06/2023

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/06/2023

Considerado o maior jornal impresso do interior do Brasil, o jornal Cruzeiro do Sul chegou aos seus 120 anos de circulação ininterrupta.

As celebrações aconteceram no dia da comemoração do aniversário de fundação do jornal, em 12 de junho, segunda-feira passada.

A qualidade de o maior jornal impresso do interior é creditada pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação), cujos dados são recentes, referentes ao mês de abril e que correspondem à  tiragem total destinada aos assinantes e à venda avulsa das edições impressa e digital naquele mês.

Considerando-se apenas a versão virtual e incluindo as publicações com sede nas capitais estaduais, o jornal Cruzeiro do Sul é o 12º do país.

Entre os diários impressos editados em todas as regiões brasileiras, o Cruzeiro ocupa a 17ª posição em número de exemplares.

E, conforme o IVC, instituição reconhecida como principal referência do país na auditoria de meios impressos e digitais, a publicação sorocabana alcançou a média diária de 16.627 exemplares.

Mas, tem mais!

Somando-se as 26 edições impressas, já que o jornal de papel não circula às segundas-feiras, e a tiragem digital dos 30 dias de abril, foram auditados 432.302 exemplares.

Repetindo números semelhantes desde o ano passado, o Cruzeiro do Sul lidera o ranking nacional já há alguns meses, superando até mesmo jornais de várias capitais estaduais.

Para o presidente da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ), Renato Delicato Záiden, a auditoria do IVC demonstra na prática o resultado da postura independente do Cruzeiro do Sul, cuja credibilidade garante um horizonte animador para o jornalismo.

Foi no ambiente virtual que o Cruzeiro do Sul registrou a sua maior evolução nos últimos anos.

O estudo do IVC relativo às edições digitais dos jornais brasileiros no mês de abril deste ano coloca o jornal sorocabano na 12ª posição geral — considerando as capitais — e na liderança do ranking do interior brasileiro.

O jornal Cruzeiro do Sul sempre foi assim: venceu diversos obstáculos, inovou ao longo das décadas, sempre trazendo o melhor das últimas tecnologias, de modo que, nos momentos mais marcantes da história da humanidade, o jornal estabeleceu-se como ícone porque pioneiro em todas as etapas advindas em seu segmento.

Credibilidade, análise crítica dos fatos, notícias variadas e de diversos lugares do mundo, o jornal Cruzeiro do Sul traz muito mais que a prática do bom jornalismo, ele traz sentimentos e emoções que narram e delineiam a história de Sorocaba, da nossa região, do país e do mundo.

São muitas as razões que fazem do Cruzeiro do Sul, em suas diversas versões, um referencial para sorocabanos e moradores de toda a região, mas todas elas têm em comum a credibilidade conquistada ao longo destes 120 anos de convivência.

A comunicação desenvolveu-se, a forma como as pessoas recebem as informações também mudou muito nas últimas décadas, porém, o jornal Cruzeiro do Sul mantém a sua receita de sucesso e está sempre com o leitor em qualquer lugar que ele vá.

O Cruzeiro do Sul é um parceiro de todas as horas e não importa onde esteja, se está sol ou chovendo, ele é sempre a melhor companhia para manter seu público muito bem informado.

A marca do jornal mistura-se com a história de Sorocaba e região e não há, momento algum, em que a gente possa imaginar a ausência do Cruzeiro do Sul, pois é presença marcante.

A diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral, a FUA, que é a mantenedora do Cruzeiro do Sul desde os anos 1960, sempre atenta às questões sociais, culturais e históricas da cidade, busca investir em suas estruturas e também em seus colaboradores, acreditando que a união de esforços faz a diferença para que o jornal esteja há mais de um século perene na sociedade.

Atualmente, operando cem por cento no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, o Cruzeiro do Sul divide suas instalações com o segundo núcleo do Colégio Politécnico de Sorocaba e, também, com sua co-irmã, a rádio Cruzeiro FM 92,3, esta mantida pela Fundação Cultural Cruzeiro do Sul.

Juntas, as empresas formam um grupo consolidado e sólido, voltado exclusivamente para a formação e preparação do cidadão sorocabano.

Quem lê o jornal Cruzeiro do Sul vê o mundo de outra forma, de maneira mais crítica e sensata.

Completar 120 anos de existência é para poucos, e o Cruzeiro do Sul faz parte desse seleto grupo centenário no Brasil.

O Cruzeiro do Sul crê em Deus e na família e tem o privilégio de estar sempre ao lado do seu leitor, seja em qual formato for.

Ficam aqui os nossos parabéns a esse senhor de respeito.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo