Editorial: Produtividade em alta 09/06/2023

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/06/2023

Desde o início dessa nova gestão da Polícia Civil de Sorocaba e região, a população, de modo geral, tem visto nos noticiários diários ações e operações da instituição no combate e esclarecimento de crimes.

Há um bom tempo, apesar de atuante, a Polícia Civil não vinha aparecendo tanto nos noticiários como agora, vez que a instituição, pelo menos do ponto de vista de Sorocaba e região, está composta, atualmente, por servidores operacionais no comando.

Isso, com certeza, reflete nos resultados positivos da segurança pública à população.

Na terça-feira, o delegado seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, falou sobre as ações e o foco da Polícia Civil no combate ao tráfico de entorpecentes, assaltos e homicídios.

De 1º de fevereiro a 30 de abril deste ano, foi desenvolvido pela Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba um total de 145 operações e ações policiais visando o combate ao crime organizado.

Neste ano, em especial, houve ações específicas no que se refere à violência contra a mulher e, também, à segurança nas escolas.

Em abril deste ano, o governador Tarcísio de Freitas, junto aos secretários de estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou um pacote com políticas públicas para ampliar a segurança da comunidade escolar em todo o Estado.

Essa iniciativa aconteceu por conta do crime ocorrido na Escola Estadual Thomazia Montoro, que culminou com a morte de uma professora atacada por um estudante.

No âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, foram liberados recursos na casa de R$ 240 milhões para a contratação de 550 psicólogos e mil seguranças privados para atuar nas escolas estaduais.

Além da ampliação do número de professores com horas exclusivas para lidar com questões de convivência e atualização da Plataforma Conviva – Placon, local para registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.

No aspecto da segurança, de modo geral, a Secretaria da Segurança criaria um botão de acionamento prioritário para escolas, intensificação do policiamento nas unidades, aumento das vagas da Dejem Escolar e contratação de policiais aposentados para coordenar o programa Segurança Escolar.

Recentemente, também, foi enviado projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo para definir o aumento salarial e plano de carreira nas polícias do Estado de São Paulo.

No final de maio, os deputados votaram o projeto e aprovaram o reajuste salarial da polícia com índices que vão de 13% a 31%.

Investimento em servidores, qualificação para os policiais e estrutura de trabalho são prioridade no atual governo e isso tudo também refletirá na melhoria da segurança pública no estado.

Subordinada ao Deinter-7, a Delegacia Seccional de Polícia vem trabalhando com estatégia e inteligência para combater o crime.

E para que isso aconteça, como disse o delegado Urban, as operaçõe e ações ocorrem a partir de investigações policiais desenvolvidas por agentes policiais sob a coordenação de delegados de polícia, sejam de unidades especializadas ou não.

No período demonstrado pelo seccional durante a entrevista, a Polícia Civil prendeu 394 pessoas, incluindo presos em flagrante delito e pelo cumprimento de mandados de prisão e apreensão de adolescentes.

Além disso, foram apreendidos 57 quilos de drogas e 32 armas de fogo; foram esclarecidos também 711 crimes, cumpridas 1.253 medidas protetivas e concluídos 2.628 inquéritos.

A produtividade da Polícia Civil em Sorocaba e região mostra-se potencialmente ativa por conta dos números apresentados em, pelo menos, três meses.

Nesta semana, a Polícia Civil de Sorocaba, durante ação de combate ao tráfico de drogas na cidade, prendeu na terça-feira um homem acusado de ser o distribuidor de entorpecentes no bairro dos Morros, Vila Sabiá e João Romão.

O trabalho de inteligência policial identificou ainda que o investigado costumava atender, quase sempre, pessoas conhecidas, combinando por meio de redes sociais como faria a entrega dos produtos.

No decorrer das investigações, os policiais civis apuraram que o homem costumava trabalhar com maconha, maconha sintética, THC em óleo para ser utilizado em cigarros eletrônicos e ice, um tipo de anfetamina produzida em laboratório, normalmente vendida em forma de pedras cristalinas ou em formato de comprimidos.

Ações como esta ocorrida em Sorocaba também aconteceram em outras cidades da região, como Ibiúna, Itu, Votorantim e Itapetininga.

A atuação dos policiais, mais motivados e com estrutura para atuar, aliado a um comando operacional resulta, sem dúvida alguma, na sensação de segurança da população e no sentimento de que a criminalidade vem sofrendo revezes frente a uma polícia mais ativa e operante.

A Cruzeiro FM vai continuar acompanhando e divulgando as ações da polícia, sem, entretanto, deixar de cobrá-la, também, para resultados, cada vez mais, impactantes.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo