Basquete: Sorocabano Pedro Rodrigues disputa a FIBA U16 Americas Championship

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/06/2023

O armador Pedro Rodrigues, de 15 anos, embarcou no sábado (03 de junho), rumo à cidade de Yucatán, no México, para disputar a FIBA U16 Americas Championship 2023, que ocorre entre os dias 05 e 11 de junho. O sorocabano é um dos 12 jogadores confirmados pelo técnico Bruno Porto para representar a Seleção Brasileira nesta competição.

“O Pedro leva nosso projeto no peito. E isso é um orgulho muito grande, pois serve de espelho para os outros garotos. Como pai tenho privilégio de ver o que ensinamos estão dando certo. Sou fã do meu filho, não somente pelo jogar, mas por estar se tornando um homem do bem. Ele estuda muito e sabe que vida não é somente basquete”, comentou Rinaldo Rodrigues, gestor da Liga Sorocabana de Basquete e pai do atleta.

O armador Pedro Rodrigues começou a jogar na base da Liga Sorocabana de Basquete, depois se transferiu para o Torrejón Basket, da Espanha. Além disso, o sorocabano já foi convocado outras vezes para o selecionado nacional, sendo campeão Sul-americano.

A estreia brasileira acontece nesta segunda-feira (05 de junho), às 18h (de Brasília), enfrentando o Uruguai. Na sequência da competição, os demais compromissos são esses:

Terça-feira (06 de junho): Brasil x República Dominicana (15h30)
Quarta-feira (07 de junho): Brasil x Canadá (15h30)
Sexta-feira (09 de junho): quartas-de-final
Sábado (10 de junho): semifinais
Domingo (11 de junho): final e bronze

Na fase inicial da competição continental, o Brasil está no Grupo B ao lado do Uruguai, República Dominicana e do Canadá. O Grupo A conta com México, Porto Rico, Argentina e Estados Unidos.

A competição será jogada da seguinte maneira: na fase inicial as nações jogam entre si, em turno único, para definir as classificações finais de cada chave. Após, ocorre a etapa de quartas-de-final com estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B. Os quatro que vencerem se garantem nas semifinais. Depois, os ganhadores das semifinais jogam a grande final.

A FIBA U16 Americas Championship 2023 distribui quatro vagas para o FIBA U17 World Cup 2024 (Copa do Mundo).

Foto: Divulgação/CBB


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo