Governo suspende vendas de pacotes de viagens flexíveis da Hurb em todo o Brasil

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/05/2023

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu, nesta segunda-feira (29) suspender temporariamente a venda de novos pacotes com datas flexíveis da empresa Hurb (antigo Hotel Urbano), devido a irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia.

A medida foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas de pacotes sejam realizadas. Até abril de 2023, foram registradas mais de 11 mil reclamações contra a empresa (na plataforma consumidor.gov), volume que quase supera as 12.764 mil reclamações registradas ao longo de todo o ano de 2022.

O índice de resolução das denúncias caiu de 64,77% em 2022, para 48,05% em 2023. De acordo com o comunicado, a secretaria “a suspensão será mantida até que o Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas”.

A Hurb já havia sido notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas e solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores.

A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações. Entretanto, nos últimos meses, aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem”, detalhou a nota.

A Senacon também fez um alerta para consumidores que já tiveram, ou que ainda têm problemas com a empresa para que busquem informações sobre as opções de reembolso, ou até mesmo de remarcação das viagens. Além disso, a secretaria fez um alerta para que os consumidores registrem todas as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

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