Defesa pessoal pode ser uma boa opção para as mulheres se protegerem

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/05/2023

A violência contra a mulher é um dos grandes problemas que assolam o Brasil. Segundo dados da pesquisa “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil”, feita pelo Datafolha e divulgada no início de março, mais de 18 milhões de mulheres sofreram alguma forma de violência em 2022.

Apesar dos esforços dos agentes de segurança pública e dos governos, muitas pessoas do sexo feminino procuram por formas de se defender e as aulas de Defesa Pessoal apontam como uma das principais delas, incluindo diferentes tipos de artes marciais, como o judô, jiu-jítsu, karatê e muay thai, o objetivo do treinamento é mostrar como neutralizar um ataque pessoal com vários métodos de combate.

O professor de modalidades de artes marciais de Sorocaba, o lutador de MMA Mateus Martins Vasco, explica como funcionam as técnicas de defesa para a mulher neutralizar o agressor.

Para evitar a necessidade de aplicar a defesa pessoal, o instrutor explica que a mulher deve confiar mais em seu pressentimento, o “sexto sentido”, para não estar em locais que possam favorecer a ocorrência de uma agressão. O professor orienta sobre situações como esta e o que fazer.

Ouça a reportagem completa com Nilson Duarte.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo