Editorial: O valor da vida 24/03/2023

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/03/2023

Bebida alcoólica e direção não combinam.

Essa é uma frase que todos nós já ouvimos e sabemos, mas nem sempre levamos a sério.

Dirigir sob o efeito do álcool é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo, e pode trazer consequências graves para o motorista, os passageiros e os pedestres.

Além de colocar em risco a vida de todos, dirigir alcoolizado é um crime previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que pode resultar em multa, suspensão da carteira de habilitação e até prisão.

Quem acompanhou os noticiários locais, inclusive aqui, na Cruzeiro FM e no jornal Cruzeiro do Sul, ficou sabendo da tragédia ocorrida no domingo à tarde, na estrada da represa de Itupararanga.

Dois veículos colidiram frontalmente: um automóvel Mercedes-Benz, que protegeu o motorista disparando pelo menos três air-bags; e outro carro, um Chevrolet Prisma, que ficou destruído e matou um casal – um homem de 60 anos e a mulher dele, de 54 anos.

Dentro desse carro, estava o filho das vítimas, o rapaz William Martinelli, de 31 anos.

Apesar do falecimento dos pais dele, o maior sofrimento viria se tornar público, posteriormente: ele é autista e dependia dos pais  todos os dias.

Não tem como não se emocionar ao assistir, no canal dele, no YouTube, um vídeo em que ele fala do luto dos pais – o sofrimento dele é latente.

William não sabe ler nem escrever, de modo que a mãe dele é quem ajudava a redigir respostas para os comentários dos seguidores.

A família estava indo para a represa com a finalidade de captar algumas imagens em vídeo para o filho postar em seu canal.

Mas o destino trágico aguardava a família em uma das curvas daquela estrada, quando, infelizmente, cruzaram com o motorista do Mercedes-Benz que fugia, segundo a polícia, de uma blitz da PM.

A fuga em velocidade ocorreu porque o motorista estaria embriagado, já que latas de cerveja vazias e outras fechadas foram encontradas no carro.

O causador do acidente fugia de um flagrante.

Ele negou-se a fazer o exame do bafômetro, foi multado e levado a um hospital para colher sangue e ser medicado, mas ele também conseguiu fugir de lá e, desde então, está foragido, com suspeitas de ter-se escondido no Paraguai.

O pai de William morreu nas ferragens, enquanto a mãe chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Segundo a polícia, ela estava sem cinto de segurança no banco de trás e foi lançada para fora do carro.

O último vídeo de William, até o momento, foi o do luto, no qual ele comenta sobre o ocorrido, despede-se dos seguidores com a promessa de que voltará a postar novos vídeos, mas não se sabe quando nem como.

Enquanto isso, a polícia procura o responsável pela tragédia que, agora, é um foragido da lei.

Por isso, se você vai beber, por favor, não dirija!

Escolha outras formas de transporte, como táxi, aplicativo ou ônibus.

Ou então combine com um amigo que não vai beber para ser o motorista da rodada.

Assim você se diverte com responsabilidade e evita problemas para você e para os outros, como o ocorrido com William Martinelli e seus pais.

Um exemplo que não é único e não é o primeiro… bom seria se fosse o último…

Como sempre diz o advogado e especialista em trânsito e colunista do quadro Mobilidade Urbana, Renato Campestrini, aqui da Cruzeiro FM, dirigir sob influência do álcool é uma escolha que tem consequências graves para si mesmo e para os outros.

É uma questão de responsabilidade social e cidadania!

Se você for comemorar com bebida alcoólica, planeje-se com antecedência e utilize outras formas de locomoção mais seguras

Lembre-se: Sua responsabilidade salva vidas!!!

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo