Editorial: Não esqueça do aniversariante! 23/12/2022

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/12/2022

Há muito tempo, o verdadeiro significado do Natal vem se perdendo.

Muito em função da correria do dia a dia, mas, muito, também, por conta da falta de fé de centenas de pessoas, que se afastaram da vida religiosa.

Isso é lamentável, pois, como sabemos, tanto a ciência quanto a religião são convergentes em diversos aspectos relacionados ao ser humano.

Em função dos avanços da tecnologia e da pulverização, por vezes asfixiante, das redes sociais, a humanidade tornou-se mais fria, individual e egoísta.

Os valores morais e os princípios cristãos vêm se perdendo como o significado verdadeiro do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo.

Ele, o aniversariante, tem sido esquecido nessa data.

Hoje em dia, valoriza-se mais a troca de presentes entre amigos secretos e entre familiares, além da comilança.

Não que o aspecto comercial não seja importante, é necessário que a economia seja o tempo todo ativada, mas, apesar disso, não podemos esquecer do amor ao próximo, da paz, da união entre povos, do respeito aos mais velhos, educação com as pessoas, enfim, do amor à vida, como muito bem ensinou Cristo.

O ser humano precisa reciclar-se, desenvolver o autoconhecimento, fortalecer o espírito e recuperar valores perdidos e/ou esquecidos.

Em entrevista ao Jornal da Cruzeiro desta quinta-feira, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, afirma que a natureza do Natal é religiosa e que não é um símbolo, mas um mistério.

O nascimento de Cristo vai além de um símbolo ou sinal, ele é exatamente o evento da reencarnação do Verbo, da vinda de Deus à Terra para o encontro com a humanidade, ou seja, o mistério do nascimento de Cristo, que é a presença do inefável, de Deus.

As festas, as confraternizações, a alegria da data, tudo isso faz parte, porém, como deixa claro o arcebispo, não há Natal sem Cristo, pois esta é a razão da existência desse acontecimento no calendário.

A economia é um aspecto importante para a sociedade, principalmente depois dos dois longos anos da pandemia de Covid-19, que deixou milhares de famílias afastadas.

Esse momento de retorno é essencial, mas importante que, no reencontro das famílias nesse Natal, haja harmonia e revalorização do verdadeiro significado dessa data.

A mesma opinião de dom Julio é compartilhada por Marcos Patrocínio, coordenador arquidiocesano da Renovação Carismática Católica de Sorocaba.

Segundo ele, as pessoas esqueceram de fato do real sentido espiritual do Natal, que, para ele, é a reedição de Jesus Cristo, atualizando o evento de seu nascimento.

Os jovens e as crianças precisam ser cooptadas para o significado religioso e espiritual do Natal.

O momento, de fato, é muito difícil para todos, tanto aqui no Brasil como no exterior, mas o cristão não pode perder a beleza da vida, que é a união, a cordialidade, a celebração de Cristo, é preciso buscarmos um momento de reflexão para que haja uma retomada enérgica com relação à espiritualidade, uma reconciliação com Deus.

Devemos nessa confraternização de Natal, depois de dois anos pandêmicos, buscar novamente o reencontro com nossos familiares e amigos, mas, especialmente, com Jesus.

Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino.

O Natal traz para os cristãos e para muita gente um desejo de fechamento e início de ciclos.

As festas natalinas são um momento de perdão, reconciliação com parentes e amigos, o Natal é uma época de fortalecimento dos laços de amor e amizade.

Portanto, vale lembrar que devemos abrir nossos corações para que a Luz de Cristo ilumine nossas vidas e só depois que decidirmos amar, perdoar, sermos justos e dedicados, alegres e pacíficos, possamos, então, celebrar o nascimento de Deus em nós.

É assim que a Cruzeiro FM e toda sua equipe de profissionais e diretores desejam a você um espiritual e maravilhoso Natal.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Continuar lendo

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo