Editorial: Sorocabanos no contexto estadual 02/12/2022

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/12/2022

O PIB (Produto Interno Bruto) da Região Administrativa de Sorocaba cresceu 9,4% no período de 12 meses, liderando entre outras regiões do Estado de São Paulo.

Esse levantamento foi divulgado pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) neste segundo semestre.

Com esse crescimento, a Região Administrativa de Sorocaba totalizou R$ 140 bilhões no período compreendido entre abril de 2021 e março de 2022, em relação ao período anterior.

Conforme o estudo, a região de Sorocaba superou, inclusive, outras importantes regiões como as de Campinas, que cresceu 5,8%; Santos, Marília e Bauru que cresceram mais de 7%; e São Paulo, cerca de 4%.

O PIB da Região Administrativa de Sorocaba avançou 2,7% no primeiro trimestre de 2022 ante os três meses anteriores, totalizando pouco mais de 34 bilhões de reais referentes à soma de todos os bens e serviços produzidos.

Sorocaba é a sede, também, da Região Metropolitana, que envolve 27 municípios e mais de 2 milhões e 200 mil habitantes.

Com esses números vultosos entre outros, faz com que Sorocaba apareça em posição de destaque no cenário político e econômico do Estado, favorecendo o desenvolvimento da cidade e de sua região.

Nesta semana, o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nomes para algumas de suas secretarias e, novamente, Sorocaba aparece nesse contexto.

Para a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o governador eleito definiu o nome do deputado federal Capitão Derrite, reeleito pela região de Sorocaba, como o futuro secretário dessa pasta.

O deputado, que é policial militar por formação, tem bom relacionamento com as outras instituições de segurança e coordenou a elaboração do programa de políticas públicas para o governo de Tarcísio.

Agora, recebe o condão da secretaria das mãos do governador eleito para que coloque em prática as políticas traçadas para a segurança do estado.

No entanto, Sorocaba já goza de boa influência pelo Palácio dos Bandeirantes, já que a cidade vem sendo representada nos últimos anos por sorocabanos.

Na gestão do então governador João Doria (PSDB), o empresário Flavio Amary foi anunciado como titular da Secretaria da Habitação e permanece nessa pasta até o final deste ano durante o governo de Rodrigo Garcia, também tucano, e vice de Doria.

Flavio Amary, que já participou de diversas entrevistas no Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3, vem mostrando um eficiente trabalho no que tange à redução das demandas habitacionais e, o mais importante, à regularização fundiária.

A ação mais recente do secretário Flavio Amary ocorreu na terça-feira desta semana, quando ele assinou convênios com 14 municípios para a construção de 1.060 casas e cinco residenciais do Programa Vida Longa, destinado a acolher 110 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

Há cerca de uma semana, o prefeito Rodrigo Manga esteve em São Paulo, onde se encontrou com o secretário Flavio Amary para assinarem um convênio, que envolve a CDHU, para a construção de 400 unidades habitacionais.

Portanto, os números que não mentem mostram o quão tem sido importante a participação de Sorocaba no contexto econômico e político do Estado, em especial com a participação de sorocabanos em postos de relevância para o desenvolvimento econômico da cidade e região.

Ainda, no escalão do governo estadual, temos a presença de Luiz Alberto Fioravante, coordenador do Grupo de Ferrovias do Governo do Estado de São Paulo.

Em entrevista nesta quarta-feira, Fioravante trouxe notícias importantes sobre a malha ferroviária de Sorocaba, que poderá voltar a ter trens de carga e de passageiros circulando novamente.

Guardadas as devidas proporções, Sorocaba não pode ficar de fora do contexto social, político e econômico do Estado, pois traz, em seu lastro, mãos talentosas e importantes de sorocabanos que atuam para garantir o melhor desenvolvimento para a cidade e região.

Porém, essa representação de Sorocaba no Estado de São Paulo não pode ficar apenas nisso, deve e precisa ser expandida cada vez mais para outros segmentos do estado, uma vez que sua grandeza de PIB e qualidade de vida garantem ao município esse mérito.

O grande desafio do deputado federal Capitão Derrite, e futuro secretário, não será o combate ao crime, mas o de administrar uma pasta com três polícias distintas – Polícia Militar, Civil e Científica.

No entanto, se todas trabalharem em comunhão e harmonia, o maior vitorioso será o cidadão paulista.

E é exatamente nesse ponto que a Cruzeiro FM estará cobrando as autoridades, sempre com o devido respeito, mas sem menosprezar a necessidade dos cidadãos.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo