Assaltante é morto em troca de tiros com GCM no Mineirão

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/09/2022

Um assaltante foi morto em uma troca de tiros com um Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta sexta-feira (16), em uma tentativa de assalto em frente a um estabelecimento comercial localizado na rua Angelina Pelizari Costa, no Mineirão, zona norte de Sorocaba.

Segundo o proprietário do estabelecimento, dois homens o abordaram no momento em que ele estava descarregando alguns móveis de dentro de um veículo, junto com um ajudante, em frente ao comércio. Os dois indivíduos chegaram com a arma em mãos e roubaram celular, carteira, relógio e corrente. O proprietário conta ainda que levou uma “coronhada” de um dos assaltantes.

A versão da vítima foi confirmada pela tenente da Polícia Militar que comandou a equipe que atendeu a ocorrência. “Os dois indivíduos chegaram em uma motocicleta e anunciaram o roubo ao proprietário do comércio, que estava descarregando os materiais. Ao finalizar o roubo, eles desceram a via e se depararam com o Guarda Civil Municipal que, primeiramente, pediu para que eles parassem e se apresentassem. Mesmo assim, eles não pararam e efetuaram o disparo contra o GCM, que viu ser necessário reagir à injusta agressão”.

Na troca de tiros, um dos criminosos foi baleado e morreu no local. Já o parceiro fugiu em outra moto, com um terceiro indivíduo. Mesmo em fuga, efetuou disparos contra o GCM. “Não sabemos até o momento se este outro indivíduo é um comparsa e estava junto com eles. Possivelmente, este indivíduo tenha sido alvejado. Fizemos diligências nos PSs próximos e hospitais para ver se algum indivíduo deu entrada com ferimento de arma de fogo”, disse a tenente.

Todos os objetos e o dinheiro que os assaltantes haviam roubado foram recuperados após a troca de tiros. De acordo com o proprietário, foi uma cena de filme. “Quando ele foi abordar o GCM, começou uma grande troca de tiros. Foram mais de 10 tiros para todos os lugares, tem várias cápsulas no chão. Nesse momento, eu me abaixei para me proteger”, disse.

Uma das clientes do estabelecimento presenciou o assalto. “Eu saí do estabelecimento e foi quando eu vi ele sendo assaltado, a arma estava apontada para ele, então eu voltei correndo para chamar a polícia. No que eu voltei, começou a troca de tiros. O policial veio de baixo, ele parou e ficou vendo, conforme a moto desceu, o bandido atirou e acho que o GCM foi dar voz de prisão, quando o bandido atirou e o GCM revidou. O outro pulou da garupa e desceu correndo a via. Mas creio que ele tenha sido baleado, porque foi bastante tiro”, conta a cliente.

Com base nas filmagens das câmeras de monitoramento, os policiais pegaram as características do segundo assaltante e fizeram diligências no local. Até o momento, ele não foi localizado.

Insegurança no bairro

Segundo o proprietário do estabelecimento assaltado na manhã de hoje (16), logo após o ocorrido, duas mulheres apareceram no local e alegaram que também foram assaltadas pelos indivíduos na manhã desta sexta (16), “Elas estavam nervosas e acabaram não falando o que aconteceu. Com medo, elas foram embora”.

Ele afirma que esses indivíduos já vinham fazendo vários assaltos no bairro e diz também que não é a primeira vez que isso acontece. Essa não é a primeira vez que o proprietário passa por essa situação. O proprietário do comércio conta que foi assaltado a mão armada em dezembro de 2021.

O assaltante estava a pé, armado e rendeu ele e seus funcionários “Estava atrás do balcão quando um homem entrou com arma em punho e apontou ela para mim. Pediu corrente, relógio, levou todo o nosso dinheiro do caixa (cerca de R$ 1.000), rendeu a funcionária que estava no escritório e foi embora. Agora vamos tentar dar todas as informações possíveis para a polícia para que a gente se sinta mais seguro. Tomara que daqui para frente isso não aconteça de novo. Nós que temos comércio aqui no bairro, estamos tendo sempre esses episódios, sendo sempre assaltados. Nós trabalhamos tanto para conquistar e aí vem uma pessoa e acaba levando o que conquistamos. Nos sentimos de mão vazia. Estamos trabalhando. Tenho a loja há 16 anos, buscando o pão de cada dia e aí vem um bandido e acaba levando tudo o que nós temos. Estamos a mercê dos bandidos”, desabafa o proprietário.

Uma funcionária de um comércio no Mineirão também comenta que o bairro não tem segurança, “Não é um bairro seguro. Não existe policiamento. Aqui é direto isso, sempre tem assalto”.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul questionou a Polícia Militar sobre o policiamento na região e aguarda resposta.

Segundo assalto com tiros no Mineirão

Em 5 de abril deste ano, outro assalto com tiros assustou os moradores da Vila Mineirão. Três homens fortemente armados e mascarados roubaram o dinheiro de um caixa eletrônico instalado dentro de um supermercado. Um quarto criminoso participou da ação, mas ficou do lado de fora, aguardando os demais em um veículo.

Os disparos atingiram a axila de um vigilante da seguradora e o pé direito de uma cliente. Ambos estavam na entrada do mercado.

Três suspeitos foram presos em 15 de julho, na Operação Mascarados, deflagrada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). À época, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Sorocaba, Osasco e São Paulo. Outro integrante da quadrilha foi preso em 31 de agosto, em uma segunda fase da operação, em Osasco. Ele era um dos responsáveis por auxiliar a quadrilha a danificar os caixas eletrônicos antes de realizar o roubo.

Informações Jornal Cruzeiro do Sul / Virgínia Kleinhappel Valio

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo