Programa “HumanizAção Inverno” acolhe 17 pessoas nesta sexta-feira em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/07/2022

As equipes do programa “HumanizAção Inverno” realizaram uma nova ação nesta sexta-feira (01), oferecendo auxílio às pessoas em situação de rua, percorrendo diversos pontos da cidade. Ao todo, 44 pessoas foram abordadas, sendo que 17 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Lá, os acolhidos puderam receber alimentação completa, banho quente, roupas limpas e pernoite. As equipes percorreram a Praça Coronel Fernando Prestes, Rodoviária, Praça Pio XII, UPH Zona Leste, Av. Olinda Aires Paulete , Rua Leopoldo Machado, Rua Srg. Luiz Antônio Faria,  Praça Tadeu Strunck, Rua Dr. Braguinha, Av. General Carneiro, Rua Joaquim Monteiro Carvalho, Rua Itanguá, Rua Buenos Aires, Alameda Celidonio do Monte, além da Barreira Humanitária localizada na Rodoviária.

O programa “HumanizAção Inverno” é realizado de forma integrada, reunindo equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Durante as abordagens realizadas pelas equipes do programa, uma mulher, aparentando 30 anos, vinda do município de Guapiara (SP), foi abordada pelas equipes sociais e informou que fugiu de sua cidade de origem, após sofrer violência doméstica por parte do marido. Ele contou que veio a Sorocaba em busca de ajuda.

Sem lugar para ficar, o Serviço de Obras Sociais (SOS) a acolheu e, em seguida, a encaminhou ao Momunes (Movimento Mulheres Negras de Sorocaba), entidade especializada em acolher mulheres em situação de risco ou vítimas de violência doméstica.

A mulher ainda será assistida por uma equipe do Centro de Integração da Mulher (CIM) de Sorocaba, já nesta segunda-feira (03), que lhe dará todo o apoio jurídico necessário, encaminhando a vítima à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para registrar a ocorrência de violência doméstica.

Para aqueles que querem colaborar de alguma forma com esta ação, pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos.

O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante estes dias mais frios do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Outra forma de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos.

As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo