Sorocaba deixa de ser sede dos Jogos Abertos deste ano por decisão do Estado

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/06/2022

Sorocaba deixou de ser a sede dos 84º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, que a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo realiza entre os dias 3 e 15 de outubro. A provável nova cidade-sede é São Sebastião. A decisão, de quarta-feira (22), partiu do Coordenador Estadual de Esportes e Lazer, Weber Matias dos Santos, ao acolher parecer do setor técnico da pasta que reprovou o Centro Esportivo Dr. Pitico, o Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira e o Ginásio do Éden para receber a competição.

O relatório das visitas, ocorridas nos dias 11 e 12, aponta como os problemas mais graves a falta de acessibilidade e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). “Dessa forma, em que pese o município-sede pleiteante tenha tido lapso temporal suficiente para comprovação da capacidade de organizar os Jogos Abertos, resta patente que não houve preenchimento dos requisitos mínimos para continuidade da avença e formalização do convênio, e assim, manifestamos pela desaprovação do Plano de Trabalho e via reflexa a não realização do evento no município de Sorocaba”, conclui.

Em entrevista ao repórter Zeca Cardoso, nesta sexta-feira (24), durante as finais do Cruzeirão 2022, o secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Pedro Roberto Pereira de Souza, afirmou acreditar que o real motivo da decisão é político. “Nós não sabemos, na realidade, o que aconteceu. A Secretaria de Esportes do Estado era administrada pelo Republicanos (partido do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga), e agora não é mais, é do Podemos. Eles estão fazendo algumas mudanças, e já haviam rumores de que não iriam enviar os jogos para Sorocaba”, disse. Pedrinho reconheceu os problemas, mas disse que a Sequav esperava saná-los com a verba estadual de R$ 1,6 milhão que o Estado repassaria para a cidade-sede.

No último domingo (19), o jornal Cruzeiro do Sul publicou matéria sobre o tema e, naquele momento, o Governo do Estado negou qualquer alteração na programação dos Jogos Abertos. E, na manhã desta sexta-feira (24), ainda, a assessoria da Secretaria de Esportes do Estado emitiu esta nota à rádio Cruzeiro FM 92,3: “A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informa que não houve alteração oficial na programação prevista para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni de 2022.”

Em 15 de março deste ano, o secretário da Sequav recebeu em Sorocaba, até então, a Coordenadora de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Simone Aparecida Bigheti, que confirmou o direcionamento do Estado em fazer os Jogos Abertos em Sorocaba neste ano.

Na ocasião, ela esteve nos estúdios da rádio, acompanhada do secretário de Sorocaba, quando concedeu entrevista aos apresentadores do programa de esportes Fome de Bola, confirmando a vinda dos Jogos Abertos para Sorocaba. Ouça a entrevista aqui no portal da Cruzeiro FM 92,3. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo