Sesc Sorocaba promove diversas oficinas ecopráticas gratuitas em junho

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/05/2022

O Sesc Sorocaba realiza ao longo do mês de junho diversas ações ligadas ao meio ambiente. Oficinas sobre cultivo de plantas ornamentais para ambientes internos e externos, mini terrários, bate-papo sobre urgência ambiental, dicas sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e laboratório do meio ambiente para crianças estão entre as atividades. Confira: 

Oficinas Ecopráticas 

Alternativas Sustentáveis  

Espaço de troca de saberes e técnicas que contribuem para a manutenção saudável do ambiente natural e urbano, repensando as ações do dia a dia, por meio do estímulo ao trabalho em grupo, a prática manual e o uso consciente de recursos naturais.  

Dicas para cultivo de plantas ornamentais (de interiores e exteriores)  

Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba  

Nestas oficinas serão apresentadas as principais dicas de cultivo para plantas ornamentais. Tipo de substrato, rega, quantidade de luz e métodos de reprodução vegetativa serão alguns dos temas abordados durante a ação educativa. 

No dia 1/6quartadas 19h às 21h, na Sala de Oficinas, serão apresentadas espécies para ambientes internos, como a Spathiphyllum wallisii (lírio da paz). Já no dia 15/6quartadas 19h às 21h, na Sala 1, serão apresentadas espécies para ambientes externos, como a Trapoeraba-roxa, Bela-emília e Brilhantina. 

Para participar dos encontros basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.  

Conhecendo o jardim de ervas do Sesc Sorocaba  

Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba  

Um passeio para pais, cuidadores e crianças pelo jardim de ervas do Sesc Sorocaba, para reconhecimento dos aromas, texturas das plantas e os pequenos bichos que habitam esse pequeno universo.   

A atividade acontece nos dias 18 e 19/6sábado e domingodas 14h às 14h30 (turma 1) e das 15h às 15h30 (turma 2). As inscrições acontecem no horário e local da atividade. Ponto de encontro: Central de Atendimento. A partir de 4 anos. 

Urgência ambiental: mito ou realidade?  

Com Marcos Bravin dos Santos, agente de educação ambiental do Sesc Sorocaba   

Bate-papo que faz um convite à reflexão sobre as urgências ambientais do planeta, em específico aos ecossistemas brasileiros, face ao quadro de instabilidade das políticas de meio ambiente, com possibilidade de desconstrução de algumas delas (já adotadas com êxito), como o controle de queimadas e desmatamento.  

A atividade acontece no dia 22/6quartadas 19h às 21h, na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

Mini terrários   

Com Cauã Messinetti, educador ambiental  

Os terrários simulam ecossistemas em equilíbrio, que faz com que as plantas consigam sobreviver mesmo em um espaço fechado, pois simula as condições de um espaço na natureza. Nesta atividade, os participantes constroem seu próprio terrário e aprendem os fundamentos básicos para mantê-lo ao longo do tempo.  

A oficina acontece dia 23/6quintadas 10h às 12h, na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 14 anos. Vagas limitadas.  

Dicas para cultivo de árvores frutíferas  

Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba  

Essa oficina aborda as técnicas para produção de mudas de árvores frutíferas para paisagismo, elaboração de pomares domésticos e em áreas rurais.  

A atividade acontece dia 29/6quartadas 19h às 21h, na Sala 1. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 12 anos. Vagas limitadas.  

Matos de comer – também conhecidos como PANCs  

Com Cauã Messinetti, educador ambiental  

O Brasil é um país com uma enorme diversidade de plantas, que coexistem em seis biomas diferentes: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal e Amazônia. Nessa atividade, será apresentada uma classe de plantas ainda pouco explorada, mesmo sendo simples de encontrar e fácil de preparar, são as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).  

O encontro acontece dia 30/6, quinta, das 10h às 12h, na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 14 anos. Vagas limitadas. 

Laboratório do meio ambiente para crianças 

Com Cauã Messinetti, educador ambiental  

Nesta atividade, o educador ambiental Cauã Messinetti convida as crianças a experimentarem diversas vivências relacionadas ao meio ambiente, por meio de oficinas práticas. As oficinas acontecem nos dias 25 e 26/6sábado e domingodas 14h às 16h, na Área de Convivência da unidade. As inscrições devem ser feitas no horário e local da atividade. Para crianças até 12 anos. Vagas limitadas. 

Dia 25/6 – Kokedama  

Neste encontro são manipuladas algumas plantas de temperos para montar um arranjo utilizando essas plantas e musgos.  

Dia 26/6 – Comedouro para pássaros   

Ter pássaros por perto costuma ser algo que muitas pessoas gostam e ainda melhor se estiverem livres. Essa atividade vai proporcionar a alimentação e observação dessas aves livres.    


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo