Dois antivirais são testados contra a varíola dos macacos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/05/2022

Uma nova pesquisa realizada em retrospectiva sugere que dois antivirais podem ser eficazes no tratamento da varíola dos macacos. Os medicamentos em questão são o brincidofovir e o tecovirimat, que apresentaram níveis diferentes de eficácia nos testes iniciais para aprovação de uso no Reino Unido.

De acordo com o estudo, que foi publicado na revista The Lancet Infectious Diseases nesta terça-feira (24), um dos antivirais, o brincidofovir, tem poucas evidências de benefício clínico. Em contrapartida, o tecovirimat tem algum potencial, mas necessita de mais pesquisas para avaliar o tamanho deste potencial.

O estudo contou com os sete pacientes diagnosticados com a varíola dos macacos no Reino Unido entre 2018 e 2021. Estes foram os primeiros casos relatados que ocorreram dentro de um hospital e fora do continente africano, onde a doença é endêmica.

Originalmente, os dois antivirais foram desenvolvidos para tratar a varíola humana, que foi erradicada na década de 1980, graças a um esforço mundial de vacinação. Os medicamentos foram testados contra o vírus dos macacos em animais.

Por se tratar de uma amostra pequena de casos, os autores acreditam que são necessárias mais pesquisas para apontar tanto que o brincidofovir, quanto que o tecovirimat tem eficácia no tratamento da doença.

Tecovirimat já tem aprovação

O tecovirimat, já tem autorização de uso para tratamento da varíola dos macacos, além da varíola humana e bovina. Nos Estados Unidos, a autorização é apenas para a versão humana da doença.

Porém, no Reino Unido, onde os testes estão sendo realizados, não há nenhuma autorização de uso do antiviral. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovou nenhum medicamento para o tratamento da varíola.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo