Editorial: Uma chance para todos (20/05/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/05/2022

Com o objetivo de intensificar, ainda mais, as ações de abordagem social e acolhimento a pessoas em situação de rua, por todas as regiões da cidade, teve início, na quarta-feira, o programa de “Humanização Inverno”.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba e envolvendo diversas secretarias e segmentos sociais, o programa foi intensificado exatamente no dia considerado, pela meteorologia, como o mais frio do ano.

Com previsão de um inverno mais rigoroso e com a preocupação das doenças características dessa estação, os agentes sociais da prefeitura redobraram os serviços sociais e de retirada de moradores em situação de rua da cidade.

Em outros municípios, essa realidade também vem ocorrendo, como, por exemplo, em Votorantim.

Em Sorocaba, o trabalho da prefeitura é balizado pela importante ação do SOS, o Serviço de Obras Sociais de Sorocaba, que acolhe as pessoas em vulnerabilidade social por 24 horas, oferecendo abrigo, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Além disso, animais de estimação que estão na companhia das pessoas acolhidas ou abandonados pelas ruas também recebem abrigo.

Presidente do SOS, Rubens Cury Basso, lembra à reportagem da Cruzeiro FM que a entidade existe desde 1968, quando foi fundada com o objetivo de fomentar ações e projetos que melhorem a condição de vida de pessoas que não têm, por vezes, um local para se abrigar.

Certamente, um trabalho importante, que resgata e salva vidas.

Na quarta-feira desta semana, considerado o dia mais frio do ano, já que os termômetros registraram 5 graus, foram retiradas das ruas 78 pessoas e levadas para o SOS.

Essas pessoas também foram vacinadas contra a Covid-19 e a gripe, respeitando-se, naturalmente, uma avaliação técnica feita por profissionais da saúde.

E, nessa importante ação promovida pela Prefeitura de Sorocaba, você também tem espaço para ajudar, e deve ajudar, informando os pontos onde existam pessoas em situação de rua.

As pessoas que querem colaborar têm à disposição um número de WhatsApp que funciona 24 horas por dia.

Além desse canal de comunicação, as pessoas podem informar diretamente o SOS, por meio de um telefone, a Secretaria da Cidadania e a Guarda Civil Municipal, tudo para acolher pessoas que merecem mais uma chance na vida.

Estamos a praticamente um mês do início do inverno, e as temperaturas começaram a cair.

Em algumas cidades da região, a sensação térmica ficou perto de zero grau.

O poder público, de modo geral, tem trabalhado para reduzir esse problema social, mas a situação é grave e tornou-se pior após a pandemia.

Em Sorocaba, a Secretaria da Cidadania estima que entre 800 e 900 pessoas vivam nessa condição indigna, por isso, a força-tarefa da Operação Humanização vai às ruas todas as noites para socorrer essas pessoas.

Em reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, dados de uma Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mostram que 70% das pessoas, que vivem em situação de rua, possuem algum tipo de atividade remunerada.

As principais causas que levam as pessoas para esse modo de vida são o abuso de álcool e drogas, o desemprego e as desavenças com parentes.

Os homens são a maioria e estão na faixa etária dos 22 aos 44 anos.

Portanto, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com o SOS é de suma importância para tentar recuperar essas pessoas; uma tarefa que não é fácil, é árdua, mas que precisa ser feita.

E, o melhor de tudo, é que você pode ajudar o Poder Público, não precisa dar esmolas, apenas informar os locais, doar agasalhos, cobertores e alimentos ao município para ajudar esse grupo social que tangencia a linha da fome, da violência e da morte.

Vamos nos unir e colaborar para que todos possamos ter uma vida melhor.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo