Editorial: Um choque na criminalidade (13/05/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/05/2022

No começo deste mês, a Secretaria da Segurança Pública do Estado registrou em Sorocaba alta nos índices de criminalidade no primeiro trimestre deste ano.

Dos dezessete tópicos monitorados pela secretaria, oito subiram na comparação com o primeiro trimestre de 2021.

Os furtos tiveram a maior alta no comparativo de primeiros trimestres, passando de 1.426 no ano passado para 2.066 neste ano, ou seja, 47% a mais.

Depois dos furtos aparecem os roubos de veículo com 30% de alta e os roubos em geral com 23%.

Na capital paulista, como comparação, a situação é tão grave que o governo estadual anunciou a chamada Operação Sufoco, que passou a ser feita no litoral e interior paulista, bem como na capital.

Agora, o crime que, mais recentemente, vem criando prejuízos contínuos ao cidadão de bem é o furto de cabos e fios de energização, que são vendidos para ferros-velhos.

Nesta semana, conforme noticiado por ouvintes, diversos semáforos amanheceram no modo piscante amarelo ou simplesmente apagados.

Na terça-feira, o secretário municipal da Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico de Sorocaba, Carlos Eduardo Paschoini, participou do Jornal da Cruzeiro e afirmou que os problemas mensurados pela equipe técnica da secretaria e da Urbes esbarram em falhas do sistema e, em especial, nos furtos de cabos e fios de cruzamentos semaforizados na cidade.

Contudo, bandidos que vêm se aperfeiçoando nessa modalidade de crime estão ampliando seus alvos e cada vez mais atacam próprios públicos e propriedades privadas que estão desocupados ou em obras, justamente para furtar os tais materiais elétricos.

O valor de mercado na venda desses produtos furtados não é sabido, mas a Polícia Militar sabe que receptadores são os alimentadores da prática desse delito.

Recentemente, a Prefeitura de Sorocaba desencadeou uma importante operação no combate aos receptadores.

Foi iniciada a fiscalização de ferros-velhos com o objetivo de coibir a receptação e a comercialização de produtos furtados e roubados.

Nos primeiros estabelecimentos vistoriados, uma série de irregularidades foi verificada.

Coordenada pela secretaria do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, a Operação Ferro-Velho tem a participação da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, e de fiscais de urbanismo, da saúde, da zoonoses e de obras.

O alvo principal da operação é o comércio de fios, cabos e metais furtados de residências, galpões e prédios por toda a cidade.

As ações dos criminosos em busca de metais, principalmente do cobre, têm causado um número cada vez maior de interrupções no funcionamento de semáforos, nas redes de telefonia, além de causar prejuízos importantes a munícipes cujas casas, escritórios ou comércio estejam passando por obras e, portanto, sem ninguém para inibir a ação desses ladrões.

Em casos extremos, até mesmo as tampas de bueiro têm sido levadas pelos criminosos.

Só no ano de 2021, em todo o Brasil, foram furtados ou roubados, 4 milhões e 200 mil metros de cabos de telefonia, conforme dados da Brasil Conexis Digital, entidade que representa as operadoras.

Em São Paulo, esse número passou de 1 milhão de metros.

A Operação Ferro-Velho foi elogiada pelo major Rodrigo Pezato, coordenador operacional do 7º BPM-I, durante entrevista no Jornal da Cruzeiro de ontem.

Ele também falou da ação do governo do Estado de São Paulo que desencadeou a Operação Sufoco para combater o crime na capital, litoral e interior paulistas.

O governo de São Paulo vem desenvolvendo uma política de repressão a esse tipo de delito há, pelo menos, uma década.

O detalhe é que os furtos de cabos e fios elétricos são de menor potencial ofensivo e têm aumentado na medida do interesse de receptadores.

A Polícia Civil investiga, e os policiais dedicam-se nessas investigações, o problema é que crimes como os de homicídio, roubos a banco são delitos, por exemplo, de maior ênfase e precisam ser esclarecidos.

Dessa forma, além das operações lançadas pelo governo, é imprescindível que a administração pública invista em mais policiais, em concursos públicos para reforçar o escopo da Polícia Civil e criar mais especializadas.

Com o recurso humano disponível, atualmente, a polícia acaba fazendo milagre.

Então, a iniciativa de operações é importantíssima, mas o governo precisa investir pesado em segurança pública, afinal, o cidadão que recolhe os impostos, todos os anos, tem o direito a uma segurança de qualidade.

Iniciativas de fiscalização como estas implantadas pela Prefeitura de Sorocaba, com a parceria da Polícia Militar, ajudam a impedir que esse tipo de ação delituosa continue crescendo, mas precisamos de muito mais.

Contudo, já é um começo.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo