Sorocaba lança projeto “Caravana Esportiva” nas escolas da rede municipal

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/05/2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), deu início, na tarde desta quinta-feira (5), ao projeto “Caravana Esportiva”, que pretende levar às escolas da rede municipal equipes de várias modalidades esportivas atuantes no município, para que os alunos possam ter contato e conhecer mais sobre cada uma dessas práticas.

A primeira escola a receber o projeto foi a E.M. Prof. “Flávio de Souza Nogueira”, localizada na Vila Fiori. Lá, alunos do 4º e 5º anos puderam participar de interações com os atletas e a equipe técnica da Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe).

“O esporte é um fenômeno social, além dos seus aspectos de promoção da saúde e do bem-estar geral. Portanto, realizar esses encontros com os mais diversos atletas, de diferentes modalidades, acaba aguçando a curiosidade dos alunos, despertando seu interesse e, acima de tudo, melhorando a sociabilidade entre eles. Hoje, esses estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o boxe e de ter contato com alguns dos expoentes desse segmento esportivo em Sorocaba”, afirmou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“É muito importante essa iniciativa, que une o esporte, a qualidade de vida e a educação, para proporcionar às crianças esse tipo de encontro. O berço do esporte está na escola! Levar até as crianças informações sobre a relevância da atividade física e do esporte é fundamental para que elas tenham qualidade de vida no futuro. Porque, normalmente, todo esse repertório motor adquirido na infância, no período escolar, é levado para toda a vida. Temos um grande problema no Brasil, onde o sedentarismo atinge mais de 50% da população. E uma das formas mais eficientes de resolver esse problema é com a Educação Física Escolar, capaz de levar a essas crianças a vivência esportiva”, defende o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza, que também participou do evento.

Com o “Caravana Esportiva”, a ideia é levar até as crianças e adolescentes essas atividades esportivas que estão disponíveis à população nos vários Centros Esportivos e, ao mesmo tempo, aproximar o público estudantil de alguns dos melhores atletas desses esportes.

“Hoje, é a estreia do projeto, que tem como objetivo levar às escolas públicas do município as atividades esportivas que já estão consolidadas em nossa cidade e são oferecidas nos Centros Esportivos. Trazemos, também, algumas entidades parceiras, como é o caso da Lisoboxe. As crianças podem ver que não é algo tão distante delas e que podem ter acesso às atividades”, informou o técnico esportivo da Sequav, Cleiton César de Oliveira Borges.

Muitos dos esportes que integram o projeto serão disputados nos Jogos Abertos do Interior, que vão acontecer em outubro, na cidade de Sorocaba, após décadas sendo realizados em outros municípios. A última vez que Sorocaba recebeu a competição regional foi em 1954. “Ao apresentar esses esportes ao público estudantil, ampliamos a possibilidade de que essas crianças e adolescentes se interessem e possam praticá-los, bem como poderão também prestigiar a realização dessas modalidades nos Jogos, que, depois de tanto tempo, retornam à nossa cidade”, afirma o técnico esportivo da Sequav, João Batista da Costa Rocha.

“Achei muito legal! Eu nunca tinha visto um atleta pessoalmente. Foi a primeira vez. Poderiam fazer isso outras vezes”, sugeriu o aluno Heitor, do 4º ano.

No que depender do projeto “Caravana Esportiva”, que está apenas começando, os alunos das escolas da rede no município terão muitas outras oportunidades, tão gratificantes e marcantes quanto essa, pois várias outras modalidades esportivas ainda serão apresentadas aos estudantes nas diversas unidades.

Além disso, os Centros Esportivos não são a única possibilidade de local para a prática esportiva pelos estudantes. Por meio de outro projeto da Secretaria da Educação, que teve início também neste ano, as unidades escolares vêm ampliando a gama de práticas esportivas disponíveis, como parte da disciplina de Educação Física. Trata-se do “Eu pratico Esporte Educacional Escolar”, mais uma forma de incentivo à prática de esportes entre os alunos da rede municipal de ensino. Para viabilizar a realização dessa ampla variedade de esportes nas escolas, foram adquiridos materiais de apoio, destinados às unidades do Ensino Fundamental. São eles: kit badminton, peteca, tatame, bolas de pilates, escada de agilidade, cones plásticos, coletes para identificação de equipes, colchonetes para ginástica, mesa para pebolim, mesa de tamancobol, mesa para tênis de mesa oficial, bolas para futsal, vôlei, basquete, handebol e tênis oficial, além de jogos de damas e ludo. Os materiais serão utilizados nas aulas de Educação Física para alunos do 1º ao 9º ano. “É um investimento importante e que, desde 2014, não era feito nas escolas da rede”, finaliza o secretário da Educação.

As informações e fotos são da Prefeitura de Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo