Eleições francesas serão decididas no 2º turno; pesquisas apontam disputa acirrada

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/04/2022

Os franceses foram às urnas, neste domingo (10), para o primeiro turno das eleições presidenciais. Doze candidatos concorreram, com Emmanuel Macron e Marine Le Pen despontando na frente, seguidos por Jean-Luc Mélenchon.

De acordo com estimativas do Instituto Ifop, o atual líder Macron, que teria conseguido 28,6% dos votos, e a candidata da extrema-direita Le Pen com 24,4%, irão disputar o segundo turno das eleições presidenciais da França, em 24 de abril.

Em um discurso aos apoiadores, Macron declarou que “ainda nada está decidido” e comprometeu-se a trabalhar para convencer todos os eleitores, incluindo aqueles que se abstiveram ou votaram em candidatos da extrema-direita e da extrema-esquerda, a votarem nele.

Le Pen, por sua vez, disse que irá resolver as divisões do país se for eleita presidente. “Pretendo sem espera costurar as lágrimas que uma França dilacerada sofre e que agora o poder foi capaz de fazer.”

A segunda etapa do pleito indica que a disputa será acirrada. Macron lidera as pesquisas com cerca de 51% dos votos e Le Pen com 49%.

O primeiro turno foi marcado pela menor participação dos franceses nas urnas desde 2017. Segundo o Ministério do Interior da França, o percentual de comparecimento estava em 65% às 17h, enquanto o índice em 2017 registrado para o mesmo horário era de 69,4%.

Ao meio-dia, a participação também era reduzida em relação a 2017, mas havia expectativa dos franceses comparecerem às urnas com maior peso após o almoço. Neste horário, 25,5% dos inscritos para votar compareceram a alguma seção eleitoral; nas eleições anteriores, o percentual foi de 28,5%.

Cerca de 48,7 milhões de franceses estão registrados para votar, apesar de a participação não ser obrigatória no país.

As informações são da CNN.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo