Editorial: Um dia para marcar a história (01/04/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/04/2022

Finalmente, os veículos de comunicação trazem em seus destaques que a contaminação por Covid-19 em Sorocaba e em diversas partes do país e do mundo diminuiu.

Ao longo de dois tensos anos, ouvia-se apenas falar que a pandemia recrudescia cada vez mais e que muitas pessoas estavam adoecendo.

Parecia que a tal pandemia não teria mais fim.

Mas, ontem, felizmente, a notícia do encerramento das alas de Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 na Santa Casa de Sorocaba, por conta da redução de pessoas contaminadas, foi um momento importante da história de Sorocaba, pois serviu como um marco do fim da pandemia na cidade.

Uma homenagem foi feita aos trabalhadores e profissionais da saúde para registrar o momento.

Homenagem merecida, já que essas pessoas foram heroínas no enfrentamento à onda de Covid-19.

Essa condição também só foi possível em função do desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus que, em tempo recorde, chegaram para serem aplicadas na população e evitar a propagação e o crescimento dessa doença.

As pessoas colaboraram com os governos e buscaram mudar suas relações interpessoais e ficarem mais atentas à higiene pessoal.

Então, ontem, o encerramento das alas de UTI Covid-19 na Santa Casa põe um ponto final sobre esse triste e sombrio período.

Claro que os cuidados devem continuar, e as pessoas devem manter-se vacinadas, pois, conseguimos por um fim à pandemia, porém, o vírus permanecerá entre nós por um determinado período de tempo assombrando o ser humano.

De acordo com dados da Santa Casa, durante todo o mês de março, apenas quatro pacientes precisaram ser internados na UTI.

Com a alta do último paciente, um idoso de 82 anos, foi possível fechar a ala.

O setor mantinha 20 leitos.

No decorrer da pandemia, essa quantidade variou conforme a demanda.

No início da crise sanitária, em abril de 2020, eram dez leitos.

Já em dezembro do mesmo ano, com o agravamento do cenário pandêmico, foram abertos mais 20, e o total chegou a 40.

Em dezembro de 2021, houve melhora, e os leitos foram novamente reduzidos para 20. 

Ainda, conforme a Santa Casa, a partir de agora, caso o paciente com Covid-19 precise ser internado, será encaminhado para outras unidades de saúde, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúdeo chamado Cross.

Em diversos momentos da pandemia, a UTI da Santa Casa teve ocupação máxima.

Em março de 2021, por exemplo, devido à lotação de 100% no setor, funcionários fizeram uma roda de oração.

À época, uma foto desse momento viralizou nas mídias sociais.

O registro foi compartilhado, inclusive, pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Cerca de 90 profissionais em saúde trabalharam na Santa Casa durante o período pandêmico.

Ontem, foram reunidos, durante a homenagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, equipe de farmácia, assistente social e representantes de outros setores.

Vale lembrar que as cidades continuam vacinando contra a Covid-19, pois ainda há muitas pessoas que não tomaram a segunda nem a terceira dose das vacinas.

A quarta dose também já está em operação sendo aplicada em idosos e pessoas com comorbidades.

A vacinação continua sendo a única proteção que as pessoas têm para evitar de pegarem a doença e ela evoluir para quadros mais críticos.

Daqui para a frente, essa rotina fará parte da vida de todos nós, assim como certos cuidados sanitários, a fim de evitar que a doença possa se transformar em uma epidemia.

Podemos comemorar a vitória contra a pandemia e chorarmos as vidas preciosas perdidas durante esse período, mas devemos, sem sombra de dúvida, continuar nos cuidando para nos protegermos e preservarmos as vidas das pessoas que amamos.

Vamos celebrar essa vitória, esse momento, mas não vamos baixar a guarda jamais.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo