Editorial: Em prol do crescimento econômico (21/01/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/01/2022

O número de sorocabanos que retornaram a uma vaga de trabalho no mês de novembro passado reflete o momento favorável pelo qual passa a cidade, embora as coisas ainda não tenham voltado à normalidade esperada por conta da variante Ômicron do novo coronavírus.

Apesar de a doença ter se tornado mais branda por conta das vacinas, a Covid-19 ainda continua afrontando a população.

É verdade que algumas empresas ainda continuam mantendo funcionários afastados por conta da infecção, porém, pelo menos em Sorocaba, os números refletem uma postura firme das empresas que, responsavelmente, mantêm os protocolos sanitários de saúde, e seguem contratando.

Em novembro, por exemplo, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, foram criados 2.005 postos de trabalho na cidade, indicando que Sorocaba vem movimentando positivamente sua economia.

Para confirmar essa condição, a Regional Sorocaba do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou, nesta semana, que a região de Sorocaba foi a que registrou o maior saldo no mês de novembro de 2021 na indústria de transformação, entre todas as regionais do Estado.

Como declarou o diretor-titular do Ciesp de Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, em entrevista ao repórter Caio Rossini na quarta-feira, houve a criação de 440 empregos com carteira assinada, representando um crescimento de 0,38% em relação ao mês de outubro.

No acumulado do ano, a Regional Sorocaba também se destaca, segundo Erly, ficando em segundo lugar, com a criação de 9.849 vagas, enquanto a capital paulista está em primeiro lugar com um saldo de 14.954 vagas somente na indústria de transformação.

Conforme o empresário, esse resultado de destaque da região de Sorocaba é fruto de um extenso trabalho de desenvolvimento que vem sendo feito pelo Ciesp, em parceria com diversas entidades e o poder público.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do Republicanos, confirmou as declarações do empresário sorocabano durante sua entrevista semanal, no Jornal da Cruzeiro, na quarta-feira desta semana.

Importante chamar a atenção para o fato de que a indústria está com vagas disponíveis em nossa região, porém tem encontrado dificuldade na contratação por conta da falta de qualificação profissional das pessoas que buscam uma nova recolocação no mercado de trabalho.

Mesmo assim, conforme dados do Caged, o Ciesp Sorocaba apresenta um estoque estimado de 116.558 postos de trabalho, representando a quarta posição no estado.

E só para efeito de comparação, a capital paulista é a que registra o maior estoque de emprego, com 321.427 postos de trabalho, seguida das cidades de Campinas, com 165.907, e de Jundiaí, com 126.558 vagas.

Portanto, diante desses números importantes, que se repetem também em outros setores da economia ativa, verificamos que Sorocaba e região vêm reagindo de maneira positiva frente às dificuldades impostas pela pandemia.

Porém, observamos, também, que os trabalhadores precisam se requalificar para atender às novas nuances exigidas naturalmente pelos avanços da tecnologia, bem como por conta do período pandêmico ao qual o mundo foi submergido.

A fim de auxiliar a indústria nesse quesito, a Prefeitura de Sorocaba, conforme informou o prefeito Rodrigo Manga, tem, cada vez mais, aberto e investido em cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos na Uniten, por exemplo, com o intuito de preparar os profissionais para as exigências do setor industrial.

Tanto Manga quanto Erly defendem essa requalificação e indicam os setores que mais crescem nos últimos tempos, fazendo com que, efetivamente, os números do Caged consolidem-se ao longo dos últimos meses.

Na entrevista de quarta-feira, o prefeito informou que, na próxima semana, haverá reuniões com a Urbes, a fim de atender a uma demanda solicitada pelo vereador Luís Santos (Republicanos).

A prefeitura quer oferecer gratuidade no transporte coletivo àquelas pessoas que estiverem matriculadas em quaisquer um dos cursos disponibilizados pela Uniten, ajudando assim, àqueles que estão desempregados a permanecerem nos cursos e a tornarem-se aptos para o mercado de trabalho.

Diante desse cenário econômico, podemos até comemorar, porém, precisamos continuar cobrando o poder público e demais entidades para que continuem buscando alternativas de apoio ao trabalhador, ao mesmo tempo para que atuem no combate ao crescente número de casos de Covid-19 e Influenza na cidade e em outros municípios.

A população, por sua vez, tem de fazer sua parte, mantendo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, bem como o calendário de vacinação.

É somente desse jeito que poderemos, de maneira perene, comemorarmos o desenvolvimento econômico de Sorocaba e região.

A situação é favorável, mas precisamos continuar lutando para o bem da sociedade.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo