Associação Comercial de Sorocaba completa 100 anos de fundação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/01/2022

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) completa 100 anos de história nesta quinta-feira (20). É a entidade de classe com maior tempo de atividade ininterrupta na cidade.

No dia 20 de janeiro de 1922, um grupo de empresários se reunia para fundar a então Associação Comercial e Industrial de Sorocaba (Acis), com o objetivo de defender os interesses da categoria.

A Acis, que depois ganhou o A de Agrícola, virou Acias. Hoje, é Acso e possui um quadro associativo com mais de 2.600 empresários.

Ao longo dessas dez décadas, já está com o seu 32º presidente. Atualmente, presidida pelo empresário Luis Gustavo Meiken, soma diversas conquistas e lutas ao longo de sua história. “Uma entidade só dura 100 anos se tiver, efetivamente, representação e prestar um grande serviço para a comunidade, com respeito, ética e comprometimento”, ressalta.

Luís Gustavo Meiken é o presidente da Acso

A Associação oferece diversos serviços e benefícios aos seus associados, realiza eventos de fomento ao empreendedorismo e participa ativamente de conselhos municipais. Possui seu próprio conselho consultivo, liderado por formadores de opinião e conta com um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, que trabalha em prol do empreendedorismo feminino.

Comemorações

Nesta quinta-feira (20), às 19h30, um coquetel será realizado no auditório da sede, que fica na Rua da Penha 535, no Centro de Sorocaba, para dar início às celebrações.

História

A Associação Comercial de Sorocaba foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. Teve como primeiro presidente o Dr. Bráulio Guedes da Silva.

Uma história que atravessou guerras mundiais, recessões, divisões e revoluções. Revelou sua representatividade efetiva diante das necessidades do empresariado e, em 1960, foi criado em Sorocaba um dos mais importantes serviços que o mercado creditício carecia, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), sendo uma das primeiras entidades do estado de São Paulo a oferecer aos seus associados.

Nos anos 80, a Associação Comercial e Industrial de Sorocaba adentrava ao mundo da computação, sendo a terceira entidade da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) a adotar o equipamento do futuro.

Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo