BOS tem baixa procura de pacientes para avaliação do transplante de córneas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/01/2022

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) registra baixa procura de pacientes para a avaliação do transplante de córneas e isso tem preocupado a direção da entidade.

Como atualmente não há fila de espera para avaliação inicial de transplantes, ou seja, o paciente entra em contato e já é agendado, o superintendente do grupo BOS, Edil Vidal de Souza, esclarece que essa situação pode impactar nas equipes médicas e na estrutura para essas cirurgias do hospital de Sorocaba, que poderão ficar ociosas nos próximos meses como consequência dessa baixa procura pela avaliação para a cirurgia.

Por isso é tão importante que pacientes de todas as localidades façam o agendamento e passem pela avaliação prévia para receber o transplante.

Para Edil, a falta de procura é um reflexo da pandemia que gerou mais dificuldades para os pacientes do SUS procurarem os serviços médicos.

O superintendente do grupo BOS, Edil Vidal de Souza, alertou sobre a falta de pacientes para o transplante de córnea

Quando a pandemia de Covid-19 teve início, o BOS tinha mais de 3 mil pedidos de avaliação em espera, número que continuou a aumentar após um período crítico de suspensão de captação de córneas e transplantes e que só foi zerado depois da implantação do sistema de telemedicina em junho de 2020 para agilizar o atendimento e encaminhamento desses casos.

Em 2021, com a criação de protocolos de segurança, o Banco de Olhos de Sorocaba bateu o recorde no número de cirurgias realizadas, com 2.268 transplantes no total.

Pelo SUS, o BOS pode atender pacientes de todo Brasil. O cadastro para avaliação do transplante de córneas pode ser feito pelo celular, por meio do aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store, procurando por “Banco de Olhos de Sorocaba”.

Caso não seja possível baixar o App do BOS, basta acessar o site: https://app.bos.org.br – Pacientes e fazer o cadastro, porém, algumas funcionalidades de interação no atendimento só existem no App. Para convênios e particulares, a solicitação para avaliação  pode ser feita pelo whatsapp (15) 3212-7040.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo