Editorial: Um hábito vital (14/01/2022)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/01/2022

Nesta semana, o jornalismo da Cruzeiro FM 92,3 promoveu uma enquete veiculada tanto no Facebook como no Instagram da emissora, na qual a população opinava sobre a notícia de que Sorocaba, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, terá início a um esquema de rodízio no abastecimento de água.

A maioria dos participantes concordou com a decisão da Prefeitura de Sorocaba e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em promover esse rodízio.

Importante tanto a decisão da prefeitura quanto das pessoas que opinaram favoravelmente ao esquema, a fim de evitar que a cidade passe por um colapso com a falta de água, justamente porque a represa de Itupararanga, responsável por mais de 80% da distribuição de água em Sorocaba, vem sofrendo com o período de seca.

A quantidade de chuva que atingiu a Região Metropolitana de Sorocaba ainda não foi o suficiente para normalizar o nível da represa, que, até final do ano passado, estava abaixo de 19%, muito próximo ao volume morto.

Felizmente, as chuvas sucessivas do início do ano para cá colaboraram para que o nível de Itupararanga subisse para cerca de 26%, contudo, é necessário que este número chegue a mais de 40%.

Dessa forma, enquanto não chegamos ao nível adequado da represa, a Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta semana o início do rodízio, convocando a população para que colabore economizando água.

Essa medida do governo municipal passa pelo bom-senso das pessoas de compreenderem que o momento requer toda e qualquer ajuda para se evitar o desperdício.

E, mais que um momento, é a oportunidade para as pessoas reavaliarem seus conceitos e transformarem esse ato momentâneo de economia em um hábito saudável por todo o ano, a fim de preservar o meio ambiente.

Ou seja, vamos aproveitar para colocar em prática o hábito de economizar água o ano inteiro e não apenas agora.

O ser humano precisa entender que o meio ambiente depende de boas ações e de práticas saudáveis para que ele possa ser sustentável.

O rodízio de água anunciado pela administração pública em Sorocaba vai funcionar da seguinte forma: a partir de segunda-feira, uma determinada região da cidade ficará sem água das dez da noite às seis da manhã nos primeiros 15 dias.

Posteriormente, a interrupção passará a acontecer das seis da tarde às seis da manhã, e isso ocorrerá um dia sem água a cada três dias com água.

E é justamente durante esse período que o Saae e a prefeitura conclamam à população para que colabore e reduza o consumo de água.

Dessa forma, as chances de voltarmos à normalidade é bastante positiva para depois de março.

No entanto, é importante que as pessoas comecem a utilizar o líquido precioso de maneira sensata e responsável ao longo de todo o ano, pois, assim, conseguiremos evitar que situações como a atual se repitam no futuro.

Contudo, não basta apenas cobrar do contribuinte um uso racional da água, é preciso que o Saae e a prefeitura invistam também em novas tecnologias e resolvam problemas relacionados ao desperdício e à perda de água durante a distribuição do líquido para a cidade.

Não é raro ocorrerem vazamentos intensos de água pela rede de distribuição por questões meramente técnicas em diversos pontos da cidade.

O Saae reconhece o problema, assim, deve investir em ações eficientes para, também, eliminar o desperdício no sistema.

Então, é preciso que todos nós façamos nossa parte com o objetivo de alcançarmos a excelência na proteção desse bem sagrado à vida.

Até porque, apenas racionar não vai resolver a questão da crise hídrica em Sorocaba.

A capacidade da represa de Itupararanga, por exemplo, continua sendo a mesma desde sua inauguração em 25 de março de 1914; mas, como bem sabemos, o número de pessoas cresceu ao longo dos anos e, com ele, o consumo.

Portanto, vamos agir com sensatez, não apenas agora, durante o rodízio no abastecimento, mas ao longo de todo o ano, e, mais, durante toda nossa existência.

Que esse momento atual seja o momento exato da transformação da sociedade frente a importância vital da água, pois, como bem sabemos, sem ela, não há vida.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Comentários

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo