Dois brasileiros testam positivo para a nova variante Ômicron em SP

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/11/2021

Dois brasileiros que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentaram teste positivo para a variante Ômicron do coronavírus, identificada na África do Sul. A informação foi confirmada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta terça-feira (30).

O resultado do teste, realizado pelo laboratório Albert Einstein, ainda é preliminar.

Após o resultado positivo, o laboratório fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes nesta segunda-feira (29).

Nesta terça-feira (30), no entanto, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz para fins de confirmação do sequenciamento genético.

Os próprios passageiros, marido e esposa, procuraram o laboratório, localizado no aeroporto, para realizar o teste requerido para o retorno à África do Sul.

Segundo a Anvisa, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no último dia 23, isto é, antes da notificação mundial da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 24.

A Anvisa também já informou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre sobre a identificação preliminar para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.

Com informações do Portal R7 e CNN Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo