G7 faz reunião de emergência para tentar conter variante Ômicron

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/11/2021

Quatro dias após o alerta sobre o surgimento da nova variante da Covid-19, na África do Sul, os ministros da Saúde dos países do G7 se reúnem em caráter de urgência em Londres, nesta segunda-feira (29), para tentar frear a disseminação da Ômicron. O contágio pela nova variante continua a progredir pelo mundo, causando cada vez mais preocupação e vários países decidiram impor novas medidas para conter a epidemia.

O Japão decidiu fechar seu território para todos os visitantes estrangeiros. Três semanas depois de aliviar algumas restrições para permitir a entrada de viajantes a negócios e estudantes, Tóquio “proibirá todas as entradas de pessoas estrangeiras” a partir desta terça-feira (30), informou o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.

Os japoneses que regressam de nove estados e países do sul da África, onde foram identificadas pela primeira vez as infecções com a nova variante, terão de se submeter a “medidas de isolamento estritas, de acordo com os riscos”.

Casos ligados à nova cepa já foram detectados também nos países do G7, situação que levou os ministros da Saúde da França, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido a convocar uma “reunião de emergência” “para discutir a evolução da situação da variante ômicron”.

Na França, a detecção da nova variante é “muito provavelmente uma questão de horas”, disse o ministro da Saúde, Olivier Véran, no domingo (28). Oio casos possíveis de contaminação pela ômicron no país foram detectados e estão sendo monitorados, informaram as autoridades francesas.

As informações são da AFP. Foto: Reprodução.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo