PSDB retoma votações de filiados nas prévias presidenciais

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/11/2021

O PSDB retomou neste sábado (27) as votações das prévias que visam determinar qual será o candidato da legenda que concorrerá à Presidência da República nas eleições 2022.

Os filiados ao partido poderão escolher entre Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ou João Doria, governador de São Paulo, das 8h as 17h deste sábado em um portal designado para as votações.

A nova rodada das prévias ocorre quase uma semana após o dia originalmente destinado. Isso porque o aplicativo escolhido pelo partido apresentou erros no último domingo (21) nas primeiras horas do pleito, o que impediu a participação de parte dos 47 mil filiados aptos a votarem.

As investigações preliminares sobre o erro deram a entender que há suspeitas de que o aplicativo foi alvo de um “ataque hacker”. Mesmo assim, a legenda garantiu que os votos que conseguiram ser computados seriam contabilizados no processo final.

Neste sábado, as prévias são retomadas com um novo aplicativo, conforme anunciado pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (26).

A nova empresa responsável pela sequência da votação é a BeeVoter, aprovada com a anuência dos três pré-candidatos depois de testes realizados da tarde da quinta-feira (25) até a manhã da sexta.

Nos primeiros minutos de votação neste sábado, o portal designado pela empresa para os filiados abria normalmente na web.

“Há absoluto consenso técnico e político das três candidaturas e com a decisão do presidente. Todos participaram comigo de uma decisão técnica para buscar os votos que faltam para concluir as nossas prévias”, afirmou Bruno Araújo.

“Esperamos que amanhã a tecnologia possa vencer qualquer possibilidade de ataque hacker”, acrescentou.

“O processo de apuração, ocorrendo com normalidade, a gente espera poder anunciar ao Brasil até as 20h o candidato à Presidência da República do PSDB nas eleições de 2022“, afirmou Araújo.

O regimento das prévias do PSDB prevê, porém, que haja um segundo turno no caso de o candidato com votos não atingir maioria absoluta.

“Regimentalmente, há a previsão de segundo turno, mas não foi um tema tratado com os candidatos. Mas, até aqui, o que vale é o que está combinado antes do processo eleitoral se iniciar”, afirmou o presidente do partido.

As informações são da CNN Brasil. Foto: Divulgação.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo