OAB-SP elege Patrícia Vanzolini, 1ª mulher a presidir a entidade

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/11/2021

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo) elegeu na quinta-feira (25), a criminalista Patricia Vanzolini para presidir a entidade no próximo triênio.

Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da seccional, em 1930 e venceu o atual presidente da entidade, Caio Augusto Silva dos Santos, candidato a reeleição.

A votação foi bem acirrada e Patricia Vanzolini obteve 64.207 votos (35,80%), Caio Augusto Silva dos Santos, 58.821 votos (32,79%); e Dora Cavalcanti, 18.351 votos (10,23%).

Ao contrário de outras seccionais, a OAB-SP decidiu manter a votação presencial a despeito da pandemia, o que também gerou reação contra a atual gestão.

A Comissão Eleitoral preferiu seguir com o padrão adotado em anos anteriores, com urnas eletrônicas inclusive nas subseções onde o voto era depositado em cédula, sob o argumento de que o modelo virtual seria arriscado.

Cada urna transmitiu o resultado para a sede, na capital paulista, que disponibilizou os votos praticamente em tempo real. Os fiscais das chapa acompanharam a contagem no prédio.

A eleição deste ano é a primeira que as chapas precisaram respeitar a paridade de gênero e a reserva de 30% dos cargos para advogados negros e pardos, seguindo resolução aprovada pelo Conselho Federal.

A divisão equilibrada foi apoiada por Patrícia, que chegou a sugerir a ampliação das políticas inclusivas para abranger pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Em Sorocaba

Na 24ª Subseção da OAB em Sorocaba, Márcio Leme foi reeleito para mais dois anos de mandato.

Com informações do Portal R7


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo