Vazão da represa de Itupararanga é reduzida pela quinta vez neste ano

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/11/2021

A Votorantim Energia, responsável pela administração da represa de Itupararanga, reduziu, nesta quarta-feira (24), a vazão do reservatório pela quinta vez.

A empresa informou que a decisão foi tomada na última reunião com o Comitê de Bacias Hidrográficas de Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

O fluxo passou de 2.750 litros por segundo para 2.500 litros por segundo. O volume útil também caiu de 20,92%, registrado em 16 de novembro, data da quarta redução, para 20,60%, nesta quarta (24). Assim, decresceu de 817,45 metros sobre o nível do mar para 817,40.

O manancial continua a operar praticamente com volume mínimo, que é de 817,45 metros sobre o nível do mar.

Esta foi a quinta diminuição em três meses da vazão de água da represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba.

A primeira foi adotada em agosto de 2021, quando o nível já estava em menos de 30% do total.

A medida foi implementada em razão da crise hídrica que atinge o reservatório para preservar a quantidade de água restante no manancial, pois, devido à estiagem prolongada, o nível continua baixando.

O reservatório abastece 85% da cidade de Sorocaba e diversos outros municípios da Região Metropolitana. Com a nova redução, está cada vez mais próximo do atingir o volume morto.

Reservatórios do Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou ter melhorado os níveis dos mananciais administrados pela autarquia, nos últimos dias.

Segundo a autarquia, em 16 de novembro, o sistema Ipaneminha operava com 60% da capacidade total e o Castelinho/Ferraz, com 50%.

“O (Saae) tem conseguido captar o volume de água necessário para o abastecimento do município de Sorocaba, sem a necessidade de medidas de restrição”, afirmou, em nota.

Porém, a autarquia ponderou que, se necessário, ações futuras, como rodízio, podem ser adotadas. De acordo com o Saae, as medidas mais restritivas seriam definidas em conjunto com as cidades abastecidas pela represas, o CBH-SMT e o grupo de prefeitos de municípios da região que estão em estado de alerta.

A expectativa é de aumento ainda maior dos níveis do mananciais. Isto porque, para esta quinta-feira (25), a Defesa Civil de Sorocaba prevê acumulado de 5 milímetros de chuva, e para, sexta (25), de 20 milímetros.

Medidas de economia

O Saae pontuou, ainda, ter adotado diversas providências para preservar os níveis dos mananciais e garantir o abastecimento. “A mais recente delas foi a construção de uma soleira de estabilização, que funciona como uma barreira para garantir a captação de água pela ETA Vitória Régia, mesmo com as reduções da vazão do Rio Sorocaba”, explica.

A autarquia igualmente realizar providências diárias, desde a captação, até o tratamento da água. Uma delas é a redução da pressão do sistema, em determinados horários do dia. A “ação apresenta resultados significativos na diminuição da vazão das represas”, alega.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Fábio Rogério/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo