Uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório no estado de SP em dezembro

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/11/2021

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) a liberação do uso obrigatório de máscaras em locais abertos, sem aglomeração, a partir do dia 11 dezembro em todo o estado.

A liberação será permitida em lugares amplos, como rua e parques, que permitam distanciamento. A proteção seguirá obrigatória em locais fechados e no transporte público.

No anúncio, o governador João Doria (PSDB) destacou que o ponto de partida será a meta de 75% de todo o estado vacinado, que deve ser atingida amanhã — há, no entanto, outras três a serem batidas, como a média diária de casos abaixo de 1.100, média diária de mortes abaixo de 50 e média diária de internações abaixo de 300.

Doria não quis comentar sobre estes números, que ainda não foram atingidos pelo estado, mas lembrou que são mais de 34,4 milhões de pessoas acima de 12 anos completamente imunizadas, com duas doses dos imunizantes Butantan/Coronavac, da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, o estado de São Paulo tem hoje cerca de 93% das pessoas vacinadas.

“Ao ultrapassar os 75% da população totalmente imunizada, o Governo de SP vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 11 de dezembro”, destacou Doria. “Tomamos esta medida baseados em evidências científicas, que demonstram queda superior a 90% de internações em relação ao pico da pandemia, e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil”, completou.

Um ponto analisado pelos especialistas para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer que está vigente em SP desde o dia 1º de novembro. As análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, demonstrando que a vacinação e as medidas de proteção mantiveram o controle da pandemia.

O novo decreto que tratará da flexibilização do uso de máscaras deve ser editado e publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas. “Nas áreas internas e nas áreas de transporte público, inclusive nas estações, mesmo que a céu aberto, o uso de máscara continuará sendo obrigatório”, pontuou o governador João Doria.

“Devemos dar nos próximos dias um importante passo com relação a flexibilização do uso de máscaras, mas precisamos manter importantes cuidados e ter cautela, como a higienização das mãos e o uso da proteção facial em ambientes fechados e no transporte público. Além disso, é fundamental que quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, retorne aos postos de saúde para se imunizar e termos assim uma população mais protegida”, destacou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!

Com informações do Governo de SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo