Ministro oficializa serviço de transplante de medula óssea do Gpaci

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/11/2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Sorocaba nesta segunda-feira (22) e no período da tarde visitou o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil).

O titular da pasta oficializou a habilitação da entidade para a realização do transplante de medula óssea em crianças pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Esse benefício não é só para a cidade de Sorocaba, mas para todas as cidades circunvizinhas que podem se beneficiar desse tratamento, não sendo necessário que os pacientes e seus familiares tenham que recorrer a centro maiores, como a cidade São Paulo”, disse o ministro.

O ministro elogiou a organização das instalações do Gpaci e explicou que faltam apenas alguns detalhes para definir o teto de verbas que serão repassados para os transplantes.

A expectativa é que os procedimentos comecem em fevereiro de 2022 e que a cada dois meses, 10 crianças possam ser atendidas.

O ministro Marcelo Queiroga visitou o Gpaci, conversou com os diretores e falou sobre a habilitação para o transplante de medula óssea

Pandemia

Aos jornalistas, o ministro falou sobre o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 e sobre a possibilidade do Brasil ter mais uma onda de Covid-19 em 2022, assim como acontece hoje na Europa.

Após a visita ao Gpaci, o ministro também visitou a Apadas (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba) para conhecer o trabalho da entidade para reabilitar crianças e adolescentes que têm deficiências auditivas e precisam de aparelhos, cirurgias, tratamento e terapias. O serviço é gratuito e referência do SUS para toda a região de Sorocaba.

Mas cedo, Queiroga  visitou a Santa Casa de Porto Feliz e participou da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Pronto Socorro de Porto Feliz.

Ouça o que disse o ministro durante a conversa com jornalistas, na saída do Gpaci:


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo