Governo de SP garante que torre do aeroporto de Sorocaba não será desativada

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/11/2021

Neste sábado (20), o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o Estado irá manter as atividades da torre de controle do aeroporto de Sorocaba. A afirmação veio a tona após reportagem do Cruzeiro do Sul neste sábado mostrar, com documentos, a intenção de interrupção das atividades da torre de controle, que deveria ocorrer já em dezembro deste ano.

Na quinta-feira (18), o próprio Departamento de Aviação Civil (Decea) disse que havia a intenção do Estado de não mais operar a torre. Além da afirmação do Decea, a reportagem teve acesso ao ofício em que o assunto é tratado entre Estado e o departamento federal.

No entanto, atendendo ao jornalista Marcel Sinocca, do jornal Cruzeiro do Sul, o próprio Secretário João Octaviano negou essa possibilidade. “Não tem problema nenhum. Estamos fazendo uma consulta ao Decea, de como é que funciona o convênio federal com o Estado já que o aeroporto foi concedido. É uma consulta. Fizeram uma leitura errada. Essa correspondência é para saber como é que fica, quais as orientações à luz da concessão. Até a solução do Decea, o Estado vai manter a operação normal da torre. Nós vamos manter a operação do aeroporto. Não tenha a menor dúvida”, diz o secretário.

Ele ainda lembrou que a administração da torre não será feita pela concessionária, já que é um serviço federal. “Nós estamos consultando o Decea para saber qual é a regra. E até a decisão do Decea — nós até alertamos para que haja uma celeridade, já que há um evento em dezembro, mas os contratos são prorrogados — o Estado vai manter a operação dos aeroportos”, diz com referência a Sorocaba e São José do Rio Preto. “De forma alguma haverá qualquer descontinuidade”, ressalta. “O ofício foi no sentido de pedir celeridade, de ver como é que fica o convênio com o governo federal. Até lá, o Estado vai garantir as operações normalmente”, garantiu.

O Decea informou ainda que “não recebeu proposta ou convite, apenas um comunicado que avisa o término das operações da Torre Sorocaba em dezembro deste ano” e que encaminhou um documento ao Governo de São Paulo solicitando um prazo para possíveis ações serem planejadas.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo