Prévias do PSDB são suspensas depois de falha em sistema de votação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/11/2021

Depois de apresentar falhas no aplicativo de votação, o PSDB decidiu pausar a eleição e preservar os votos da disputa de prévias deste domingo (21) para a eleição presidencial de 2022. Agora, os votos serão lacrados para que a votação tenha continuidade em uma data ainda a ser definida.

Entre os postulantes ao cargo, para o governador de São Paulo, João Doria e o ex-senador do Amazonas Arthur Virgílio, a votação deveria ser concluída no próximo domingo (28). Já o grupo de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, é a favor de que todo processo seja concluído em até 48 horas.

Em nota oficial, o partido anunciou que o processo de votação deste domingo foi concluído às 18h. “O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias”, diz o comunicado.

Os votos registrados estão preservados e o PSDB afirma que está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado. “Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação”, afirma o partido.

“Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados”, reforça. O partido pode se reunir ainda neste domingo para definir a nova data.

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), responsável pela criação do aplicativo, garantiu que os votos registrados neste domingo não serão perdidos e a segurança do sistema não foi afetada. “Todo o processo está sendo acompanhado por técnicos representando as três chapas inscritas, garantindo lisura e transparência”, disse a fundação em nota de esclarecimento.

Para o Governo de São Paulo

Durante as prévias do partido neste domingo (21), o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, foi confirmado como candidato do PSDB para concorrer ao governo do estado em 2022. A definição ocorreu durante reunião da Comissão Executiva da legenda.

Rodrigo Garcia que deixou o quadro do DEM para se filiar ao PSDB em maio deste ano após articulação do Governador João Doria. Em setembro, ele foi o único representante do partido a apresentar pré-candidatura para concorrer ao executivo de São Paulo nas eleições do ano que vem.

O vice-governador deverá se manifestar sobre a sua candidatura na tarde desta segunda-feira (22) no PSDB em São Paulo.

Com informações da CNN Brasil.

(Foto: Divulgação / Twitter PSDB)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo