Vencedores dos prêmios de Artes Visuais e de Literatura são anunciados em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/11/2021

A Secretaria Municipal de Cultura realizou, na tarde desta sexta-feira (5), a cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2021 e do Prêmio Sorocaba de Literatura 2021, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. Cada um dos dez vencedores, sendo cinco de cada prêmio, recebeu um certificado e um cheque simbólico no valor de R$ 5 mil.

O objetivo da Secretaria de Cultura com as premiações foi de valorizar e divulgar a produção dos artistas e escritores residentes em Sorocaba, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os mesmos, propiciando a reflexão e o aprendizado. Cada trabalho foi analisado por uma comissão julgadora, formada por três profissionais com formação e experiência nas áreas.

“É muito importante que a Cultura seja um dos pilares do nosso Governo e que ela cresça junto com a nossa cidade. Nós vamos trabalhar para isso. Desejo, ainda, que esse prêmio seja uma semente que vocês possam cultivar e deem bons frutos, além de muita alegria”, destacou o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, representando o prefeito Rodrigo Manga na solenidade.

O secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, em sua fala, agradeceu a participação dos artistas e destacou o alto nível dos trabalhos inscritos nas premiações. “É uma satisfação muito grande estar aqui, hoje, com tantos artistas e escritores, que lutam pela imagem da cidade e do país, no dia em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), como homenagem ao nascimento de Ruy Barbosa. Espero que todos aqui se sintam premiados, pois todos fizeram um trabalho de altíssimo nível”, declarou.

Quem também participou da cerimônia foi o secretário da Educação (Sedu), Marcio Carrara. Ele parabenizou todos os participantes e ressaltou o fato de que a Educação caminha ao lado das artes visuais e da literatura. Também prestigiaram e fizeram parte da mesa de honra da cerimônia o presidente da Fundec, Antonio Carlos Sampaio, o presidente do Gabinete de Leitura, Laor Rodrigues, e o artista plástico sorocabano Pedro Lopes.

Os premiados

No Prêmio Sorocaba de Literatura 2021, os escritores puderam concorrer com obras editadas em 2019 ou 2020, nos seguintes gêneros: Ficção – Romances, Ficção – Novelas, Ficção – Contos, Ficção – Crônicas, Biografia, Não ficção, Infantil, Juvenil, Artes e Fotografia e Poesia. No total, foram 30 trabalhos inscritos.

As cinco obras premiadas foram: “Alô?”, de Monisa Maciel; “Líquida”, de Mariana Rossi; “A Corda”, de Thais Laham Morello; “Potências do Encontro”, de Mariana Mendes; e “Jardim Comestível”, de Rita Taraborelli. As escritoras receberam o certificado e o cheque simbólico das mãos do presidente do Gabinete de Leitura, Laor Rodrigues, e do vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto.

A jornalista, atriz-performer, escritora e educadora sorocabana Mariana Rossi, autora do livro “Líquida”, uma das vencedoras, estava muito feliz e dedicou o prêmio ao seu avô, o escritor e artista sorocabano Carlos Alberto Rossi. O livro é um compilado de 10 anos de um processo de escrita, em que ela se permitiu investigar o ser artista, o ser mulher, o crescer e as suas experiências do início da vida adulta, colocando suas sensações, emoções e pensamentos no papel. “É um experimento, uma escrita performática, em que me permiti escrever da maneira que a palavra saía. É o meu primeiro livro e o meu primeiro prêmio. Estou muito feliz”, relatou.

Já, no Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais, os artistas puderam inscrever trabalhos nas áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte/videoinstalação, performance, objeto e escultura. No total, foram 23 obras inscritas, 13 classificadas e cinco vencedoras.

Os artistas premiados receberam o certificado e o cheque simbólico das mãos do secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e do artista Pedro Lopes. São eles: “Tecitura da cidade”, de Flávia Aguilera; “Fome”, de Rica Nascimento Duarte; “Crisálida”, de Ernesto Ferro; “Brincadeira de Menino”, de Thiago Goya; e “Devir Onça – Anima Manifesta”, de Silvana Sarti.

Thiago Goya, um dos cinco vencedores, também estava muito feliz pelo reconhecimento. Essa é a terceira vez que ele participa do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais e é premiado. A sua obra “Brincadeira de Menino” foi produzida no ano passado. “É um trabalho com bordado, em que ‘brinco’ com a ideia do jogo infantil da amarelinha, com imagens de mãos bordadas, tentando entender os gestos simbólicos, feitos com as mãos, de grandes líderes políticos, como o Papa Pio XI e o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt”, explica o artista visual.

Contrapartida e exposição

Os escritores e artistas premiados deverão, no prazo de 12 meses, oferecer uma contrapartida ao Município. Os escritores deverão realizar uma atividade, como oficinas, palestras, recitais, entre outras, com o objetivo de formação do público leitor e escritor. Já, os artistas visuais deverão promover uma contrapartida cultural/social, visando garantir o amplo acesso da população, de forma descentralizada, às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural da comunidade.

Todas as obras ficarão expostas na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 5 de dezembro. O público deve usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social no local. Também é disponibilizado álcool em gel no espaço. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3228-1955.

Ouça a reportagem de Caio Rossini!

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo