Presidente da Federação Paulista de Atletismo visita a FUA

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/10/2021

A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), a visita do presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, que se encontrou com o secretário municipal de Esportes, Pedro Souza, e o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto.

O objetivo do encontro foi o planejamento inicial de futuros projetos esportivos.

Com 97 anos de existência, a Federação Paulista de Atletismo é uma entidade voltada às competições de atletismo de pista, campo e corridas de rua em todo o Estado, com o maior calendário de atletismo do País. Somente neste ano, foram quase 30 competições espalhadas por várias cidades do Estado de São Paulo, com 50 equipes e milhares de atletas, dos 6 aos 90 anos.

Por meio da Associação Atlética Pista e Campo (AAPC), há mais de 20 anos Sorocaba faz um trabalho que é referência nacional no atletismo e nas corridas de rua. Antes da pandemia, Sorocaba era a terceira cidade com maior número de corridas de rua do Estado de São Paulo. “Isso mostra que a cidade é uma potência na questão da corrida de rua”, explica Joel.

Para o Secretário Municipal de Esportes, Pedro Souza, a cidade está entre uma das primeiras no desenvolvimento do esporte regional. “É um sonho da secretaria construir uma pista de atletismo, que hoje a cidade não tem. Estamos caminhando na legalização, na ajuda da Federação, para que a gente possa fazer projetos e conseguir a pista de atletismo”, comenta.

De acordo com o secretário, já existe um Plano Diretor da Prefeitura para a construção de um complexo esportivo com várias modalidades. Esses projetos foram feitos com base em referências internacionais. Souza destaca que o potencial de atração de investimento e de movimentação esportiva é muito grande, afinal, são apenas 21 cidades do Estado que possuem pista de atletismo oficial para competições de nível nacional.

O projeto do Centro Olímpico de Sorocaba contempla todo um complexo com piscina, pista de atletismo, hotel e espaço cultural. Com a sua concretização, a tendência é que Sorocaba se torne um dos principais polos de atletismo do Estado, e consequentemente, do Brasil, atraindo investimentos e desenvolvimento.

Ainda segundo o secretário municipal, para que o projeto ganhe vida, é preciso buscar emendas parlamentares, parceria com o Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Esportes, além do aval da Confederação Brasileira e da Federação.

Para o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, é um projeto importante. “A cidade estava totalmente ultrapassada e parada no tempo, estamos revitalizando a cidade. Esse é um trabalho de base, para que daqui a 20 anos, a cidade seja considerada um modelo não somente no Esporte, mas no geral. E vamos trabalhar muito pra isso”.

Além do projeto do Centro Olímpico de Sorocaba, foram discutidas outras ações, como o projeto da escola da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), que atua levando aulas às crianças da escola do Carandá, e também a Super Liga da série C, que tem o apoio do Colégio Politécnico, entre outros, e cuja edição terá Sorocaba como sede depois de 27 anos. Hoje, a cidade conta com projetos esportivos em diversos bairros, como Cajuru, Maria Eugênia e Carandá.

Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Fábio Rogério/ JCS


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo