Aula presencial volta a ser obrigatória no estado de SP a partir de 2ª feira (18)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/10/2021

As aulas presenciais voltarão a ser obrigatórias em todo o estado de São Paulo a partir da segunda-feira (18). A medida vale para escolas públicas e privadas. Já o retorno 100% presencial na rede municipal de ensino depende da decisão dos prefeitos.

Alguns grupos de estudantes poderão permanecer no ensino remoto, desde que comprovadas algumas situações (veja abaixo).

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Educação nesta quarta-feira (13) durante coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

“Tenho certeza que, como eu, pai de três adolescentes, todos aqueles que são mães e pais estão felizes com a possibilidade de seus filhos retomarem as aulas. Para garantir a segurança do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como o distanciamento de um metro entre os alunos, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, serão mantidos até o final de outubro”, afirmou o governador João Doria.

A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro entre os alunos e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais.

Segundo o governo paulista, a imunização de 97% dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“A educação precisa ser prioridade da sociedade. Fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta tem total respaldo do Comitê Científico do Estado”, destacou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Exceção à obrigatoriedade

Na coletiva de hoje, o governo do estado informou que alguns grupos de estudantes poderão permanecer em atividade remota:

  • Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra Covid-19;
  • Jovens gestantes e puérperas;
  • Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para Covid-19 para as quais não há vacina contra a doença aprovada no país;
  • Jovens com mais de 12 anos com comorbidades e que não tenham completado o ciclo vacinal contra Covid-19;
  • Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!

Com informações do Governo de SP

Foto: Divulgação/ Governo de SP


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo