Editorial: Nos trilhos do progresso (13/08/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/08/2021

Neste domingo, dia 15 de agosto, Sorocaba celebra 367 anos e, nestes mais de três séculos e meio, é fácil afirmar que a Manchester Paulista cresceu de maneira consolidada e vem, a cada ano, transformando-se em uma metrópole.

Ao longo desta jornada, muitos acontecimentos passaram por aqui e percorreram os caminhos do rio que leva seu nome.

O desenvolvimento de Sorocaba, conforme relata a história, vem pujante, porém, como qualquer outra cidade que cresce, muitos problemas ainda coexistem em meio a um povo solidário, altruísta e trabalhador.

A base da história de Sorocaba encontra eco em diversos momentos marcantes da história, mas sempre o município foi visto como uma cidade-operária.

Contudo, no século 20, em meados dos anos 1960, o município, fundado por Baltazar Fernandes, encontrou o caminho da revolução industrial e, de 1970 para cá, Sorocaba a cada ano foi-se tornando herdeira de uma planta industrial altamente consolidada e pioneira em muitos aspectos, entre eles, a tecnologia.

A cidade traz em seu bojo o Parque Tecnológico, um conglomerado envolvendo os diversos players tecnológicos.

O desenvolvimento do conhecimento faz com que Sorocaba venha na esteira do progresso buscar uma condição econômica sustentável e sólida.

Em meio à pandemia que assolou o mundo, Sorocaba se destaca como sede de uma região metropolitana importante para a manutenção da qualidade de vida em cada ponto dessa densa região metropolitana, importante para os bons resultados do PIB estadual.

Sorocaba sofreu, e sofre, como muitos municípios, a investida do coronavírus.

Vidas valorosas se perderam por conta da doença, porém, outras tantas foram poupadas, em especial, com o surgimento das vacinas.

Recursos do Estado, trazidos pelos deputados estaduais, fazem Sorocaba se fortalecer em diversos setores.

Além dos recursos estaduais, há muitas verbas e ações provenientes do plano federal, mas estas, naturalmente, originadas pelo trabalho de deputados federais.

Para contar a história de Sorocaba, há que se haver a voz da experiência que, mesmo após anos vendo as múltiplas mudanças pelas quais passou Sorocaba, ainda se encanta com o município de outrora.

Atualmente, o governo municipal vem atuando em parceria com o governo estadual, no tocante às vacinas (prioridade no momento), mas também por conta de investimentos importantes para as mais variadas áreas.

Municípios vizinhos, que se conurbam com Sorocaba, como Araçoiaba da Serra e Votorantim, fazem parte do desenvolvimento mútuo.

As decisões do Legislativo corroboram para o crescimento de Sorocaba, e deve ser assim, pois cada um dos vereadores que ocupam um lugar no plenário é responsável pelo retorno positivo aos cidadãos.

É a união de cada setor, com investimentos importantes da indústria, que fazem com que uma cidade e, em especial, nossa Sorocaba, possa progredir e fortalecer-se economicamente.

Paralelamente a isso, a segurança tem fundamental importância para a preservação da ordem e da paz, e, apesar de suas dimensões metropolitanas, Sorocaba ainda respeita seu histórico de cidade pacata, solidária e acolhedora.

Sorocaba faz história e vem evoluindo graças a seu povo cortez e labutador.

Nossos votos nestes 367 anos é de que Sorocaba cresça sem perder sua identidade e com foco no cidadão sorocabano.

A homenagem da Cruzeiro FM ao aniversário de Sorocaba traz essa seleção importante de mensagens de personalidades sorocabanas, ou que se tornaram sorocabanas, e que, a convite da emissora, gravaram suas felicitações a Sorocaba, as  quais marcarão os 367 anos da cidade ao longo deste domingo, aqui, nos 92,3.

Parabéns, Sorocaba!!!

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

https://open.spotify.com/episode/6RDzBZ9ikdFuofK3eW7K52?si=P0nb2nySQLC6nUwNX8pRFQ&dl_branch=1

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo