Concessionária fará rodízio no abastecimento de água em Araçoiaba da Serra

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/08/2021

A concessionária Águas de Araçoiaba, responsável pelo sistema de tratamento e distribuição de água em Araçoiaba da Serra, adotará, a partir desta quinta-feira (12), o rodízio no abastecimento.

A medida visa garantir o fornecimento de água para o município, já que o baixo nível do manancial não permite a captação do volume normal necessário.

Durante os dias pares do mês de agosto receberão água os bairros Cristóvão, Colégio Velho, Portal das Laranjeiras, Bosque dos Eucaliptos, Pomares, Recanto Ipanema do Meio, Jundiaquara, Araçoiabinha, Jardim São Roque, Mirantes do Ipanema, Arco Verde, Rio Verde, Alvorada, Novo Horizonte, Maria Paula Esposito e CDHU D.

Nos dias ímpares deste mês serão abastecidos os bairros Condomínio Aquarius, Marginal da Rodovia Raposo, Colonial I e II, Colinas de Araçoiaba I e II, Monte Bianco, Village Ipanema I e II, Saint Charbel, Monte Líbano, Recanto Chácara Santo Antonio, Colonia, Primavera, Jundiacanga, Campo do Meio, Fazenda D´Oeste I, II e III, Vale Verde, Camapuã, Cercado, Boa Vista, Bela Vista, Bom Jesus I, II e III, Jardim Master, Condomínio Village Araçoiaba e residências em torno.

A concessionária ressalta que o abastecimento é gradativo, já que depende da pressurização do sistema de rede, e que, em caso de alteração da programação, a população será informada com antecedência.

Os bairros que compõem a região central da cidade ou estão localizados em seu entorno não entram no sistema de abastecimento periódico, mas poderão ter a rede despressurizada e ficar momentaneamente sem o fornecimento de água.

Para enfrentar a maior crise hídrica e grave estiagem, a prefeitura de Araçoiaba da Serra baixou, dia 7 de julho, um decreto de situação de emergência, por meio do qual autoriza Águas de Araçoiaba a dar início, em caráter emergencial, à “execução das obras de implantação de captação de água bruta do Rio Sarapuí e de Estação de Tratamento de Água Compacta – ETA”.

Em outro decreto emitido no dia 15 de julho, a prefeitura proíbe o uso irracional e o desperdício de água tratada, com aplicação de multa a quem descumprir a proibição e autoriza a concessionária a adotar todas as providências necessárias para a captação de água existente no município.

A concessionária Águas de Araçoiaba está trabalhando para minimizar os problemas ocasionados pela crise hídrica e já deu início à construção de mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro do Cercado, que será abastecida por um novo manancial de captação de água bruta, no rio Sarapuí. As obras envolvem, além da própria ETA, captação, quatro boosters e redes de adução e distribuição, num investimento de cerca de R$ 4,5 milhões. A previsão é de que a nova estação entre em funcionamento até o final deste mês, reforçando, ainda no período de estiagem, o fornecimento de água da cidade.

A concessionária também já está bombeando água de uma pedreira localizada em Salto de Pirapora, para complementar a vazão do rio Pirapora.

Com informações da Concessionária Águas de Araçoiaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo