Editorial: Vacina boa é vacina no braço (30/07/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/07/2021

Finalmente, depois de mais de 70 semanas e quase 500 dias, Sorocaba começa a avistar o arco-íris do combate ao coronavírus por meio da vacinação.

Nesta semana, conforme anunciado pelo governo municipal, cerca de 80% da população adulta já foram vacinados entre a primeira e a segunda dose.

Conforme dados oficiais da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise e Dados), há 519.385 pessoas consideradas adultas, a partir dos 18 anos, em Sorocaba.

Em números totais, a Prefeitura de Sorocaba já aplicou 542.366 doses, sendo 395.262 da primeira aplicação, 130.355 da segunda e 16.749 da dose única.

Cruzando-se os números apresentados, Sorocaba tem, portanto, até o momento, 412.011 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que perfaz um total de 79,32% da população; e com a segunda dose, 28,32%, o equivalente a 147.104 pessoas imunizadas.

De fato, são números expressivos para Sorocaba e isso, de certa forma, dá mais tranquilidade às autoridades sanitárias.

Na quarta-feira, em sua entrevista semanal, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, comemorou a dimensão alcançada pela cidade no tocante à imunização dos sorocabanos contra o coronavírus.

Associado a esta comemoração está o anúncio do governador João Doria, feito nesta semana, durante coletiva de imprensa.

De acordo com ele, o Estado de São Paulo volta à normalidade a partir de 17 de agosto, já que nesse mês, adolescentes entre 12 e 17 anos (última faixa etária) estarão recebendo pelo menos a primeira dose de vacina.

Em função dos bons resultados alcançados no estado com relação à infecção da Covid-19, o Plano São Paulo, que impõe regras, passa a ter flexibilização a praticamente zero.

Contudo, e muito bem lembrado por autoridades sanitárias, apesar de o Brasil também estar chegando a números importantes da vacinação, os cuidados sanitários devem ser mantidos.

Não podemos afrouxar o cinto agora, perto da reta final, pois ainda falta uma curva para chegarmos ao final da linha para vencermos essa batalha contra o coronavírus.

Batalha e não guerra, justamente porque, como muito bem destacou o médico e colunista da Cruzeiro FM, Lister Salgueiro, o coronavírus vai continuar convivendo com a humanidade por mais alguns anos, de modo que, anualmente, as vacinas continuarão sendo aplicadas, e as pessoas precisam continuar se vacinando, a fim de evitar novas ondas de Covid-19.

Especialistas são categóricos ao dizer que a vacinação em massa é a melhor solução para colocar um fim à pandemia, porém, ainda não é o fim do vírus.

As vacinas ajudam as pessoas a evitar, no caso de uma contaminação, a forma mais grave da doença.

Então, precisamos continuar vigilantes, protegendo quem amamos e a nós mesmos, para impedir que o coronavírus possa se fortalecer.

Uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão com frequência, manter o distanciamento e tomar a vacina são as armas que devemos continuar empregando nessa guerra.

Ontem, o Brasil atingiu a marca de 19% da população completamente imunizada contra a Covid-19.

Ao todo, 40.232.066 pessoas receberam duas doses ou doses únicas de vacinas contra o coronavírus.

Contudo, 98.912.578 foram vacinadas apenas com uma dose, ou seja, 46,71% da população.

Portanto, como se vê, os governos vêm trabalhando com afinco na aplicação das doses vacinais o mais rápido que podem.

Felizmente, mesmo diante de tantas dificuldades, o percentual de cobertura vacinal vem aumentando cada vez mais e isso é de extrema importância, considerando-se o fato de o Brasil ter perdido ao longo do período pandêmico mais de meio milhão de brasileiros.

Então, para que possamos continuar evoluindo nessa batalha contra o novo coronavírus, devemos nos vacinar independente de qual marca de vacina seja, se para a aplicação em duas doses ou em dose única.

O importante a saber, e sempre ter em mente, é que vacina boa é vacina no braço!!!

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo