Zoológico de Sorocaba solta 19 animais silvestres à natureza

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/07/2021

Após receberem todos os cuidados no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, mais 19 animais silvestres foram soltos, nesta quinta-feira (15), no Parque Natural da Biodiversidade, em Sorocaba.

Foram devolvidos ao seu habitat natural 15 Maritacas (Pionus maximiliani), uma Seriema (Cariama cristata), um Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) e uma Coruja Barranqueira (Athene cunicularia).

De forma voluntária, os profissionais do “Quinzinho de Barros” atuam com esses animais que chegam machucados e, muitas vezes, correndo risco de morte, resgatados pela Polícia Ambiental ou pelo Corpo de Bombeiros. Os cuidados que recebem e a devolução à natureza cumprem uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies. Lá, os animais recebem todos os cuidados e tratamentos necessários da equipe técnica do Zoo, antes de retornarem à vida livre.

“Ao chegarem, identificamos as espécies desses animais resgatados e um veterinário verifica as condições de saúde de cada um. Eles são tratados e cuidados, permanecendo em observação até estarem aptos a voltar para a natureza. Durante a soltura, nós observamos também se conseguem andar, voar e se são capazes de se alimentarem sozinhos. Se ainda não for possível, o animal retorna ao Zoo para mais um período de observação e cuidados, quando é feita uma nova soltura”, afirma o biólogo do Zoológico Municipal, Marcos Tokuda.

Este é mais um dos trabalhos realizados pela Sema no Zoo. “O objetivo final, sempre que possível, é devolver esses animais resgatados à natureza, onde possam se reproduzir e fazer parte de uma população saudável com outros de sua espécie. Por isso, é importante realizar a soltura em um ambiente que seja seu habitat original”, conclui o biólogo. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.

O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, há anos, vem realizando esse tipo de soltura e é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e de educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O parque está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Sema/ Divulgação


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo