Recusa de vacinas cai 90% após cidade ter regra contra escolha de “marcas”

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/07/2021

O número de pessoas que recusam a vacina contra a Covid-19 despencou 90% em São Bernardo do Campo após a Prefeitura adotar novo protocolo que coloca quem escolhe a marca do imunizante no fim da fila da campanha de vacinação.

A medida comprovou sua eficácia já no primeiro dia de implantação, na última quinta-feira (01), quando foram registradas apenas 20 recusas.

Um dia antes esse número foi de 222 negativas. Além de aguardar a imunização de toda a população elegível, os desistentes também têm que assinar um termo de “recusa e responsabilidade”, que fica anexo ao protocolo do paciente na rede municipal. 

Para o prefeito Orlando Morando o resultado positivo demonstra que a população entendeu que o mais importante neste momento de pandemia é se vacinar e proteger quem nos cerca. “Até o momento contabilizamos 35 recusas de pessoas que foram para o final da fila da vacinação, com termos assinados. Se compararmos percentualmente, só no primeiro dia reduzimos em mais de 90% a escolha pela marca do imunizante. Isso é uma vitória da nossa população contra o coronavírus”, detalhou. 

Pelo menos outras nove cidades de São Paulo também aplicaram medidas contra os apelidados de “sommeliers” de vacina. São elas: São Caetano do Sul (fim da fila), Jales (termo de recusa), Urupês (termo de recusa), São José do Rio Preto (termo de recusa), Caieiras (termo de recusa), Rio Grande da Serra (termo de recusa), Embu das Artes (“bloqueio” no sistema), Guararema (fim da fila) e Osasco (vacinação apenas na repescagem). 

Com informações da Prefeitura de São Bernardo do Campo


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo