Cidades de SP adotam termo de recusa para morador que “escolher” vacina contra Covid

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/07/2021

Algumas cidades paulistas já estão aplicando estratégias para evitar que as pessoas “escolham” a vacina contra a Covid-19 de um determinado laboratório. Muitos moradores têm se recusado a tomar a dose se o imunizante disponível não for da “sua preferência”.

Estas pessoas que têm ido aos postos para escolher determinado fabricante ficaram conhecido como “sommeliers de vacina” e esta postura tem sido verificada em várias cidades brasileiras.

Nos municípios Jales, Urupês, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo já estão adotando o termo de recusa.

Quem for ao local de vacinação e se recusar a ser imunizado por causa do fabricante usado no dia terá que assinar o documento e deverá aguardar a disponibilidade de doses remanescentes para ser imunizado posteriormente.

Em São Bernardo do Campo, por exemplo, o prefeito Orlando Morando (PSDB) anunciou que no caso da recusa motivada pela “escolha” a uma determinada marca de vacina, a pessoa será colocada no fim da fila de imunização da cidade.

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (1º), a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Barcelos, explicou que houve uma mudança no comportamento da população.

“Após a chegada de diferentes imunizantes, a população passou a procurar aqueles que acreditam ser melhores. O que é errado, todas as vacinas são eficazes e seguras contra casos graves”, disse.

No noroeste paulista, São José do Rio Preto foi o primeiro município da região a adotar a medida.

O secretário de Saúde da cidade, Aldenis Borim, disse que os moradores têm as opções de tomar o imunizante disponível ou assinar o termo de desistência, que vai contar com testemunhas.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo