Manga anuncia ampliação de leitos Covid na UPH Oeste e nova empresa assume unidade

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/06/2021

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira (10) e anunciou o aumento de leitos Covid na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.

O chefe do Executivo também anunciou que uma nova empresa assumiu a gestão da unidade, substituindo o Instituto Diretrizes que não teve o contrato renovado.

O Instituto Soleil assumiu na noite desta quarta-feira (9), após vencer o chamamento público para administrar a UPH.

O prefeito explicou que com a entidade anterior, 12 leitos com respiradores estavam funcionando na unidade e agora o número foi ampliado para 33 e nos próximos dias vai chegar a 63 vagas para as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

Com isso, a administração municipal espera que a fila de espera por leitos, registrada nos últimos dias, volte a cair.

Manga acredita que esta espera foi causada pela desativação de leitos na UPH Zona Oeste e pela orientação dada pela gestão anterior de que as pessoas com sintomas da Covid deveriam procurar a UPH da Zona Norte, o que causou aumento no fluxo de pacientes e de espera nesta unidade.

O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que negocia a ampliação de mais leitos no Hospital Santa Lucinda e também conversa com a empresa que administra o Centro de Estabilização do São Guilherme para uma possível abertura de mais vagas.

Tanto o prefeito, quanto o secretário pediram a que a população reforce as medidas de prevenção e evitem participar de festas clandestinas e aglomerações.

E para combater estes eventos, o prefeito disse que vai redigir um decreto para aumentar a penalidade para quem causar grandes aglomerações e festas clandestinas em vários locais da cidade, como em chácaras.

Sobre a fiscalização destes eventos, o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão disse que a Guarda Civil Municipal (GCM) segue empenhada para atender as denúncias e usa até as redes sociais para monitorar a realização das festas não permitidas.

Vacinação

O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que há a expectativa de que as doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, cheguem na próxima semana a Sorocaba.

O prefeito Rodrigo Manga acredita que com a vinda do imunizante, a vacinação na cidade ficará acelerada.

Ainda foi informado na coletiva que a partir de quarta-feira (16), começa a vacinação dos profissionais da educação do ensino básico, de 18 a 44 anos, e que os detalhes serão divulgados em breve.

Já na quinta-feira (17), haverá mais uma rodada da vacinação de gestantes que agora não vão precisar mais de uma carta do médico para serem imunizadas, bastará a mulher entregar um comprovante de que está grávida.

E o secretário também destacou que na semana que vem começa a vacinação das pessoas na faixa dos 59 anos, que não têm comorbidades.

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo