Editorial: Internet das Coisas (28/05/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/05/2021

No próximo dia 7 de junho, Sorocaba vai ganhar seu primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, que será inaugurado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

É uma iniciativa pioneira e que tem como objetivo desenvolver novas tecnologias e patentes para atender às iniciativas de alta conectividade 5G, Internet das Coisas, automação e robótica na indústria e no campo, além de fomentar a pesquisa de universidades do Brasil e do mundo.

A metodologia inovadora que será lançada pelo ministro poderá fazer com que o país se torne muito mais competitivo em termos de tecnologia perante o mundo.

O novo modelo é um hub de negócios, ou seja, torna a tecnologia totalmente disruptiva, permitindo que empresas e pesquisadores possam ter acesso a tecnologias de ponta em outros países.

Esse hub de negócios vai propiciar a prestação de múltiplos serviços para milhões de consumidores por meio de diversas empresas, com elevado nível de qualidade, segurança, performance, disponibilidade e com redução significativa do esforço de todos os provedores e consumidores dos serviços.

Inicialmente, o Centro de Excelência, que será instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, vai atender a cerca de 30 empresas, de grande, médio ou pequeno porte, do segmento da indústria.

Serão beneficiadas todas as empresas de Sorocaba, bem como da Região Metropolitana.

A cidade será pioneira nesse nicho, já que terá o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 do Brasil.

Conhecido pela sigla CET, o Centro de Excelência vai auxiliar o município a entrar efetivamente no conceito de Indústria 4.0, que consiste em uma nova revolução industrial baseada em evoluções tecnológicas que privilegiam a comunicação máquina a máquina, além de recursos da chamada Internet das Coisas, que é conhecida pela siga IOT.

Para que o CET 4.0 de Sorocaba pudesse ser implantado, foi necessário investimento de um milhão de reais do governo federal.

Desse total, 500 mil reais foram de indicação de emenda parlamentar do deputado federal Vitor Lippi, do PSDB, e a outra parte diretamente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, e apoio de instituições de ensino superior, centros de pesquisas, consultorias especializadas de apoio às empresas de Sorocaba e região, além de pesquisadores, empresas e voluntários.

Somam-se, também, à iniciativa organizações, como Ciesp, Sebrae e Senai.

Importante ressaltar que tudo o que for criado no Centro de Excelência estará disponível em uma plataforma digital acessível para empresas de todo o país.

Elas poderão replicar essas experiências de êxito colocadas em prática no CET 4.0 de Sorocaba.

A ideia principal dessa iniciativa é fazer com que a cidade se torne o centro irradiador desses novos conhecimentos para o Brasil todo.

Em entrevista no Jornal da Cruzeiro desta semana, o prefeito Rodrigo Manga enfatizou que esse projeto se alinha às ações voltadas ao desenvolvimento econômico do município, ao mesmo tempo em que abrange desburocratização, criação de incentivos fiscais para atração e retenção de empresas e capacitação de mão de obra especializada.

Ele acrescentou que o Parque Tecnológico será o braço na atualização tecnológica que Sorocaba precisa ter, rumo à retomada de sua posição de protagonismo e liderança regional.

Sorocaba vem cada vez mais se cercando de ações efetivas para o avanço tecnológico necessário.

Recentemente, em abril, o ministro Marcos Pontes esteve em Sorocaba para inaugurar o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Centro Universitário Facens.

O objetivo da iniciativa é criar um local para demonstração prática de soluções em Internet das Coisas em áreas definidas pelo ministério como prioritárias no Plano Nacional de Internet das Coisas, como Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

Como se vê, o avanço da tecnologia é um caminho sem volta e, felizmente, Sorocaba está passos à frente de outros municípios brasileiros nesse quesito.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo