Editorial: A vida é nosso bem maior (07/05/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/05/2021

Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito!

Este é o tema da campanha Maio Amarelo deste ano de 2021 e tem como objetivo promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e alertar o motorista sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

Esses dois elementos são importantes para que possamos conquistar, cada vez mais, um trânsito mais seguro e humano para todas as pessoas.

Ter empatia no trânsito, conceder a passagem, pedir desculpas quando comete algum erro, ser gentil e buscar sempre a prática de boas atitudes, em especial, de respeito à legislação, são alguns dos ingredientes para se evitar acidentes fatais e brigas no trânsito.

A somatória desses itens parece ser uma matemática fácil, mas muitas pessoas ainda confundem trânsito com pista de corrida ou competição e passam o tempo todo desafiando outros condutores.

A melhor resposta para esses azarões é simplesmente ignorá-los e não ceder às provocações.

As vias nas cidades são para a mobilidade, para o tráfego de pessoas que precisam resolver seus compromissos, deslocando-se de um lado para o outro.

Então, trânsito é convivência e não disputa.

Um dado positivo, apesar do tema da campanha Maio Amarelo, é de que podemos notar que o trânsito parece estar se organizando a cada dia e que, por conseguinte, vem refletindo na queda do número de mortes no trânsito.

Aliás, conforme dados do Detran São Paulo, a região de Sorocaba apresenta uma redução de 13% nos óbitos em acidentes de trânsito, desde 2015, ano em que se iniciou a série história do Infosiga, um sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida.

De acordo com o Infosiga, a região de Sorocaba vem apresentando melhorias no número de mortes no trânsito.

Em 2015, morreram 494 pessoas e, no ano passado, esse número caiu para 428 casos.

Mesmo assim, como muito bem disse o advogado e especialista em trânsito Renato Campestrini, no quadro Mobilidade Urbana, da Cruzeiro FM, não dá para comemorar esses números, já que, apesar da queda, ainda estão muito altos.

Contudo, não podemos aceitar como normal essa estatística.

Trata-se de uma questão de bom-senso entender que é inadmissível perder qualquer vida no trânsito.

Ao longo destes dez anos, a Cruzeiro FM, também preocupada com essa questão, passou a promover a Campanha Motorista Legal.

Trata-se de uma ação anual que tinha por objetivo educar e ensinar as pessoas de que devem repensar suas atitudes e agirem de maneira responsável e cuidadosa no trânsito.

E é por meio dessas campanhas educativas permanentes que se busca o aprimoramento desse sistema complexo chamado trânsito.

Cada um de nós faz parte dele, pois está integrado à mobilidade urbana.

A partir do momento em que deixamos nosso lar para cumprimos nossos compromissos diários, tornamo-nos um membro ativo desse sistema e, dessa forma, temos a obrigação de funcionar bem e de maneira compassada.

Procure ser alguém que faz a diferença para melhor no trânsito de cada dia, pois, se cada um de nós pensar dessa forma e ter uma atitude respeitosa, responsável e empática nesse complexo, certamente teremos um sistema cada vez mais humano, pois é isso que somos: seres humanos.

Então, a pandemia pode ter reduzido o contato e o afastamento social entre as pessoas, além da suspensão de muitas campanhas educativas, como a do Motorista Legal, mas ela não pode jamais ser a responsável pela redução de acidentes e mortes no trânsito.

Assim, devemos assumir nosso papel de motorista e motociclista legal, nos mantendo afastados, mas trabalhando em coletividade por um bem maior do nosso trânsito: a vida!

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo