Editorial: Todos contra um (26/03/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/03/2021

O Brasil bateu um novo recorde de casos de Covid-19 nessa quinta-feira, dia 25 de março.

Nestas últimas 24 horas, o país registrou mais 100.158 casos de pessoas infectadas pela doença; é o maior aumento diário em toda a pandemia.

Antes, a máxima era de 90.570, registrada há exatamente uma semana.

Com essa atualização recorde, o país chega à impressionante marca dos 12.320.169 diagnósticos confirmados.

Infelizmente, a estes números foram acrescidas 2.777 mortes.

Isso dá um total de 303.462 brasileiros mortos pela Covid-19 ou por suas complicações.

Pouco mais de dois meses depois de cruzar a marca dos 200 mil óbitos, na quarta-feira desta semana recebemos a triste notícia de que o país ultrapassara o patamar dos 300 mil óbitos.

Veja, foram cerca de 100 mil casos de morte em 60 dias, é um número estatístico lamentável para o Brasil, que se torna em pouco mais de cinco meses o décimo-oitavo país com alta taxa de mortalidade por Covid-19.

Esses elevados números em um intervalo de tempo pequeno faz de 2021 um ano pior que a pandemia em 2020 no Brasil.

E por conta disso tudo, nosso país passou a se tornar uma ameça a outras nações, ficando apenas atrás dos Estados Unidos em número de contágio.

O cenário imposto pelo coronavírus no Brasil é dramático, principalmente porque permitimos que esse vírus altamente contagioso e letal passasse por variadas transformações.

Isso fez com que novas cepas, mais agressivas, surgissem em nosso meio, como é o caso da conhecida Variante de Manaus.

Devido a essa crise na Saúde, que vem provocando o caos na economia, nas relações sociais e, pior, na perda de vidas importantes para nós, a única saída é buscarmos cada vez mais a união.

E aqui vale aquele velho ditado popular: “A união faz a força!”.

Precisamos mais do que nunca da união de todos no combate a essa grave ameaça à humanidade.

Em Sorocaba, a prefeitura lançou, na terça-feira desta semana, a campanha Vacina Sorocaba.

Essa campanha ganhou peso com a parceria da Fundação Ubaldino do Amaral, da rádio Cruzeiro FM 92,3, do jornal Cruzeiro do Sul e da Loja Maçônica Perseverança III.

O objetivo da Vacina Sorocaba é estimular o engajamento da população para que a administração municipal consiga adquirir o mais rapidamente possível doses de vacina contra o coronavírus.

A campanha tem três dias de vida e já vem surtindo efeitos positivos com o interesse tanto de pessoas físicas quanto jurídicas de colaborar com a iniciativa.

Seguimos um calendário de vacinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, contudo, é possível agilizarmos o processo de imunização em Sorocaba e na região metropolitana.

Ontem, a campanha Vacina Sorocaba ganhou mais uma adesão: o Grupo Abrão Reze e a Associação Comercial de Sorocaba, em nome do empresário e presidente da entidade, Sérgio Reze.

O empresário e proprietário do Grupo Abrão Reze anunciou a doação de um carro, para ser vendido ou sorteado, a fim de que o valor arrecado seja revertido para a campanha.

Trata-se de um momento difícil para todos, mas é exatamente a união de todos que fará a diferença para que Sorocaba consiga sair dessa pandemia com o maior número de pessoas vacinadas.

Afinal, quanto mais pessoas vacinadas, mais vidas serão poupadas e mais rapidamente vamos retornar à tão desejada normalidade econômica e social.

A campanha Vacina Sorocaba trilha o caminho defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na terça-feira, dia do lançamento da campanha em Sorocaba, o presidente fez um pronunciamento oficial à nação, no qual defende a vacinação em massa.

Ele ressaltou que, apesar de todas as dificuldades, o Brasil é o quinto país do mundo que mais imunizou até o momento, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China, Índia e Reino Unido.

Então, mais do que nunca devemos nos unir; se você puder ajudar na campanha, ajude; se não tiver condições, não tem problema, o importante é saber que você também estará fazendo sua parte: mesmo com a vacinação presente, devemos manter os protocolos sanitários de prevenção ao vírus.

Não vamos baixar a guarda em um momento que devemos arregaçar as mangas, olhar para frente e, de peito aberto, bradarmos em um tom: “Vamos vencer esta guerra!”.

Previna-se, cuide-se e zele pelas pessoas que você ama; não vamos permitir que esse vírus leve mais vidas.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo