Editorial: A onda continua (19/03/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 19/03/2021

Mais 700 casos confirmados de Covid-19 foram registrados pela Secretaria Municipal de Sorocaba nesta quinta-feira.

Desse total, 571 pacientes estão curados e 17 morreram.

Ainda, com base nesses números, 226 pessoas estão internadas, sendo 116 delas em UTI, e as demais estão em recuperação, isoladas em casa e não em hospitais.

Esses números refletem o dia a dia de trabalhadores na área da saúde de Sorocaba e contabilizam resultados referentes à ação do novo coronavírus e suas cepas.

Paralelamente a esse relatório da doença, temos a esperança de novos tempos com a vacinação contra a Covid-19, que vem ocorrendo, paulatinamente, em diversos lugares do mundo.

De certo, a vacinação é lenta em todos os lugares, uma vez que a demanda pelas doses é grande e a capacidade de produção dos laboratórios é limitada.

Contudo, conforme destacou o médico Lister Salgueiro, no quadro Sexo e Vida da Cruzeiro FM, nesta quinta-feira, o Brasil é o quinto país em vacinação.

Considerando o número de países que vêm desenvolvendo a mesma campanha de combate ao coronavírus, o Brasil está em uma posição até que razoável.

No entanto, é baixo, porque o Brasil representa 2,7% da população mundial e tem 12% dos casos de Covid-19 da população mundial.

A boa notícia é que a vacinação está acontecendo toda a semana e é importante que a população colabore com essa campanha, fazendo com que ela aconteça de maneira ordeira.

Apesar disso tudo, é necessário que as pessoas cultivem a paciência e que continuem a se prevenir da doença.

Ainda é válido o distanciamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar máscara e evitar aglomerações de qualquer natureza.

A pandemia neste ano está mais severa porque houve o relaxamento por parte da sociedade e, também, de nossos governantes.

Hoje vivemos um momento restrito, novamente, mas que é necessário para reduzir a disseminação do vírus, ou, pelo menos, tentar reduzir.

Vale ressaltar que o vírus, por ter passado por mutações, tem ressurgido em novas cepas e isso é perigoso, pois, como os números mostram o coronavírus tem afetado jovens e crianças, não mais apenas idosos e pessoas com comorbidades.

Os governos erraram quando, no final do ano passado, por acreditarem também que a pandemia chegava ao fim, fecharam hospitais de campanha e reduziram o número de leitos.

E como já falamos mais de uma vez em nossos editoriais, isto provocou uma sensação de que não haveria mais riscos, porém, esta não é a história que contamos atualmente.

Aliás, a história atual é bem dramática.

No entanto, precisamos continuar trabalhando para manter a economia e a comida na mesa para o sustento de nossas famílias.

Infelizmente, a realidade mostra outras situações tristes, com o fechamento de empresas, o desemprego e a fome.

Então, devemos de parar de pensar que somente a pandemia é o problema, quando, na verdade, ela é a ponta do iceberg.

Em assim sendo, cabe a nós mantermos os cuidados sanitários necessários, acompanharmos o calendário de vacinação e cobrar das autoridades providências com relação a fatores paralelos que vêm ocorrendo com a pandemia.

Precisamos nos proteger, mas precisamos também de bom-senso para que a economia não seja afetada de maneira aviltante a ponto de chegarmos também a um colapso econômico, como o que vem acontecendo em diversas cidades brasileiras com a saúde devido à pandemia.

Continuemos vigilantes e precavidos no combate a esse mal.

Já vencemos batalhas, porém a guerra ainda continua.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo