Editorial: Um vírus que não está para brincadeira (12/03/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/03/2021

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, novas restrições começam a valer para todo o Estado de São Paulo.

As medidas mais restritivas devem-se ao crescente número de pessoas internadas em hospitais por causa da Covid-19.

Por duas semanas seguidas, até o dia 30 de março, os paulistas terão de conviver com o toque de recolher que começa às 8h da noite e se estende até às 5 horas da manhã.

O objetivo das medidas mais restritivas anunciadas pelo governador é de diminuir a disseminação do vírus circulante e, por conseguinte, reduzir uma sobrecarga em hospitais públicos e privados, pois é iminente o risco de um colapso do sistema nos próximos dias se a situação permanecesse como antes.

As medidas devem restringir a circulação de cerca de 4 milhões de pessoas.

O Estado de São Paulo permanece na fase vermelha, porém, a condição dela, no momento, é mais restritiva.

O número de mortos tem aumentado e, com as novas cepas, pessoas de diversas idades têm morrido, mesmo sem serem de grupos de risco.

Ontem, a Prefeitura de Sorocaba informou que uma bebê de três meses morreu em um hospital particular da cidade por conta das complicações da Covid-19.

As três cepas que estão circulando pelo país e no estado são muito mais agressivas e mais letais, portanto, a necessidade de se manter os cuidados básicos como lavar as mãos com água e sabonete com frequência, manter o distanciamento social e usar a máscara o tempo todo em que estiver fora de casa.

A orientação das autoridades é para que as pessoas que puderem que permaneçam em casa, pois a situação da pandemia no Brasil é muito preocupante.

Além do toque de recolher, estará vetado nesse período o acesso a parques e a praias.

As escolas da rede estadual só ficarão abertas para merenda de alunos carentes e distribuição de materiais, sendo antecipados os recessos de abril e outubro.

Essa fase emergencial do Plano São Paulo mantém a vermelha de controle da pandemia e regula os serviços não essenciais.

Contudo, para garantir uma redução maior de pessoas pelas ruas, a  restrição completa proíbe a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes, proíbe atendimento presencial em lojas de material de construção e veta celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru), entre 5 da manhã e 8 da noite, ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet.

Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados.

No entanto, vale ressaltar que é preciso, mais do que nunca, que a população colabore para o fim dessa doença evitando aglomeração em supermercados, que não são lugares de lazer.

São duas semanas importantes para a redução sintomática do coronavírus no Estado de São Paulo.

É bom destacar que as pessoas que se vacinaram precisam manter os cuidados sanitários, já que a imunidade demanda certo tempo para acontecer.

Final de ano já foi, o Carnaval também.

Assim, a melhor reunião nesta páscoa é manter o distanciamento e evitar aglomerações.

É preciso colocar na cabeça que o vírus existe, que ele é altamente contagioso e letal, que a doença está aí e que muitas pessoas estão sendo internadas por terem desenvolvido a Covid-19e outras tantas têm morrido por conta disso.

Mais uma vez vale lembrar que a solução para se reduzir o índice de contaminados está em nossas mãos, as pessoas precisam levar a sério essa situação.

Não há lugar para extremismos, brigas políticas, é preciso ter união com afastamento social para que possamos, de uma vez por todas, pôr um fim a este vírus.

Precisamos dar ouvidos às autoridades sanitárias, nos esforçar para cumprir o período restritivo de maneira positiva para, finalmente, podermos observar o horizonte novamente e ajudar nosso país a crescer economicamente.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo